26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Justiça Itinerante leva cidadania e inclusão à população de Xapuri em ação do CNJ com apoio do TJAC

Publicado em 21/06/2025

Semana de cidadania reúne atendimentos jurídicos, ações de saúde, casamentos coletivos e atividades socioambientais em comunidades urbanas, rurais e indígenas de Xapuri e Boca do Acre

A programação do Programa Justiça Itinerante Cooperativa Amazônia Legal, começa no dia 23 e vai até o dia 27 de junho, nos municípios de Xapuri (Acre) e em Boca do Acre (Amazonas). Durante cinco dias, a população terá acesso a uma gama de serviços essenciais, incluindo emissão de documentos civis, regularização fundiária, atendimento previdenciário e trabalhista, entre outros.

A ação é uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e parceiros. No Acre, a ação tem o apoio do Tribunal de Justiça do Acre, que realiza na terça-feira, 24, na quadra da Escola Divina Providência, por meio do Projeto Cidadão, o Casamento Coletivo.

Paralelo aos atendimentos, na quinta-feira, 26, será realizado durante a manhã e a tarde, no auditório da escola a Ação Meninas e Mulheres, com rodas de conversa, orientações sobre direitos e cuidados com a saúde. No mesmo dia, uma reunião do Observatório de Direitos Humanos (ODH) será realizada no auditório da Universidade Aberta do Brasil, reunindo lideranças e representantes da sociedade civil.

Também está prevista uma visita institucional à Reserva Extrativista Chico Mendes, com oitiva da comunidade local no período da tarde. À noite, a população será convidada para um cine-debate na praça central, com exibição de filme seguido de roda de conversa.

Ao longo de toda a semana, na Escola Divina Providência, será exibido o documentário “Amazônia Viva: uma experiência em 360º pela região do Rio Tapajós”, em uma instalação imersiva com óculos de realidade virtual, em parceria com o IRI-Brasil.

As atividades se encerram na sexta-feira, 27, com atendimento ao público geral em Xapuri, incluindo serviços de emissão de documentos, orientações jurídicas, ações de saúde e cadastramento em programas sociais.

  • Os serviços oferecidos são: 

Emissão de documentos: RG, CPF, certidões entre outros; Aposentadoria, benefícios, atendimentos previdenciários FGTS, PIS, seguro-desemprego e atendimentos trabalhistas; Serviço médico e odontológico; Orientação jurídica; Soluções para questões ambientais e fundiárias; Cadastro da agricultura familiar; Bolsa Verde; Pagamentos de serviços ambientais; Créditos para assentamentos rurais; Declaração de morador de unidades de conservação, entre outros; Serviços da rede de proteção da infância e adolescência; Curso, oficinas e rodas de conversas.

Leve os documentos e exames que tiver para ser atendido!

(Assessoria do TJACRE)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Eduardo Ribeiro pede rigor na investigação da morte de enfermeira em Capixaba

Marcio Nunes

Detran oferta atendimento psicológico para quem vai fazer teste prático de habilitação

Jamile Romano

Instituições realizam reunião de atualização sobre repartição de benefícios para projetos de crédito de carbono

Marcio Nunes

Estado dialoga com MPF sobre recomendações para consulta de atualização da repartição de benefícios de REDD+ jurisdicional

Raimundo Souza

Nova ponte tira Judia do isolamento durante alagação e prefeitura garante mobilidade durante cheia do Rio Acre

Raimundo Souza

Segurança Pública capacita 33 profissionais no curso da Swat

Marcio Nunes