24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Profissionais de saúde recebem capacitação técnica para aprimorar atendimento no Hospital Geral de Feijó

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Ensino e Pesquisa, realizou nos dias 17, 18 e 19, um ciclo de capacitações voltadas à área de urgência e emergência no Hospital Geral de Feijó. A iniciativa marca um passo importante na qualificação contínua das equipes de saúde do município, promovendo práticas atualizadas e mais seguras no atendimento à população.

Durante a programação, foram ofertadas capacitações técnicas, com temas como reanimação cardiopulmonar (RCP), sutura, intubação, lavagem correta das mãos e comunicação efetiva em ambientes hospitalares. As atividades foram conduzidas por profissionais experientes e visam preparar os servidores para lidar com situações críticas, garantindo mais eficiência no cuidado ao paciente.

“Essas capacitações são de fundamental importância, especialmente para os novos servidores que estão ingressando na rede e assumindo funções na área de urgência e emergência. O aperfeiçoamento técnico proporciona mais segurança aos profissionais no exercício de suas atividades e contribui para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população. As ações realizadas nos últimos dias têm sido essenciais não apenas para qualificar, mas também para motivar nossas equipes, fortalecendo o serviço de saúde”, destaca o gerente geral do Hospital de Feijó, Wirley Moreira.

Durante as capacitações, os participantes foram orientados sobre a importância da avaliação clínica integrada aos exames laboratoriais, como destacou o bioquímico do Hospital Geral de Feijó, Edilson Mariano.

“Fizemos uma correlação entre os atendimentos de urgência e os exames laboratoriais, reforçando a importância da avaliação clínica dos sintomas. Diante das condições da unidade, é essencial que a equipe esteja preparada para interpretar os sinais clínicos apresentados pelo paciente e, a partir disso, correlacionar essas informações com os exames laboratoriais, garantindo um diagnóstico mais preciso.”

Na ocasião, também foi oficializada a implantação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) no município. O NEP será um espaço estratégico para a formação continuada dos profissionais de saúde, promovendo a atualização constante das equipes por meio de ações educativas alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

G20 Social pede trabalho decente e soberania alimentar contra fome

Raimundo Souza

Petecão entrega máquinas e amplia investimentos em Assis Brasil, que já superam R$ 21 milhões

Marcio Nunes

Com R$ 25 milhões garantidos, obra do viaduto da Corrente caminha para aprovação de órgão federal

Jamile Romano

Enquanto trabalhava, um gari de Epitaciolândia foi atingido por um tiro nas pernas

Raimundo Souza

Polícia Civil apreende adolescente envolvido com organização criminosa em Marechal Thaumaturgo

Redacao

O tiular da DEMPCA, Renan Santana, também destacou a importância da Operação Shamar. “Desde o início de agosto, a especializada está empenhada na Operação Shamar. Com a visita da delegada Juliana, alinhamos algumas demandas e estamos colaborando no andamento dos trabalhos, com despachos nos Boletins de Ocorrências (BOs), instauração de inquéritos, relatos, relatórios finais e interrogatórios, visando obter bons resultados na operação. O encontro também visa aproximar a gestão da especializada do interior e ver de perto as necessidades e demandas”, enfatizou.

Marcio Nunes