22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Sindmed-AC denuncia que Hospital de Feijó não esteriliza instrumentos médicos

Publicado em 16/06/2025

O Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) realizou uma visita técnica ao Hospital Geral de Feijó na manhã de segunda-feira, 09, e confirmou a denúncia de servidores de que a unidade está sem autoclave — aparelho essencial para a esterilização dos instrumentos médicos. Diante da ausência do equipamento, os instrumentos são enviados para Tarauacá, onde passam pelo processo de descontaminação.

Os diretores da entidade também constataram que o espaço utilizado para o atendimento dos pacientes — um prédio que deveria acomodar a nova OCA — é pequeno e improvisado. Além disso, caso a pessoa atendida no pronto-socorro precise ser internada, é necessário transferi-la para outro prédio, atravessando um corredor sem cobertura.

Outro problema observado foi a ausência da máquina de raio-X no espaço que deveria ser temporário. Para a realização dos exames de imagem, uma van é responsável por transportar os pacientes até o antigo prédio do hospital, cujas obras seguem inacabadas.

A reconstrução do hospital começou em agosto de 2023 e deveria ter sido finalizada em abril de 2024.

“A falta de um autoclave em Feijó é grave, porque o transporte e o manuseio do material compromete a eficácia e segurança do procedimento”, protestou a diretora do Sindicato, Luíza Zamith.

Diante do atraso na entrega, o Sindmed-AC cobrará agilidade na resolução dos problemas identificados. Todas as irregularidades serão devidamente documentadas e encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MPE), ao Conselho Estadual de Saúde (CES) e ao Conselho Regional de Medicina (CRM).

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC empossa mais oito servidores efetivos

Jamile Romano

Velloso celebra vitória do Acre com manutenção do estado na rota bioceânica em acordo Brasil-China

Marcio Nunes

Petecão busca ampliar relações comerciais com o Peru nas áreas de defesa e segurança de fronteiras

Marcio Nunes

Acre ganha terceira vaga na Copa do Brasil e estreia calendário 2026 em janeiro

Kevin Souza

Prefeitura de Rio Branco e Acisa lançam Natal Premiado para impulsionar vendas no comércio

Raimundo Souza

Defensoria Pública do Acre realiza primeira etapa do concurso para defensora e defensor neste domingo

Jamile Romano