28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Esportes

Governo e parceiros realizam 1ª Gincana Digital do Juruá e incentivam jovens ao universo da tecnologia

Nos dias 13 e 14, o Ginásio Jader Machado, em Cruzeiro do Sul, se transformou em um verdadeiro centro de inovação e criatividade durante a realização da 1ª Gincana Digital do Juruá. A ação, inédita na região, reuniu estudantes do ensino médio de diversas escolas da regional Juruá, além de professores, gestores e a comunidade local, para dois dias de intensa imersão tecnológica e desafios interativos.

Abertura da 1ª Gincana Digital do Juruá. Foto: Diego Silva/Secom.

Promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, o evento teve como objetivo principal despertar o interesse dos jovens para o mundo da tecnologia, desenvolvendo habilidades cognitivas, lógicas e de trabalho em equipe, essenciais para os desafios do século XXI.

Torcidas organizaras garantem animação durante os jogos digitais. Foto: Diego Silva/Secom.

Para o gestor da Seict em Cruzeiro do Sul, Alcy Costa, a Gincana Digital simboliza um novo tempo na relação dos jovens com o conhecimento e a inovação.
“Queremos mostrar para nossos estudantes que a tecnologia não é algo distante. Ela está aqui, no dia a dia, e pode ser divertida, transformadora e cheia de possibilidades para o futuro profissional deles”, afirmou.

Jovens do ensino médio participam da 1ª Gincana Digital do Juruá. Foto: Diego Silva/Secom.

A gincana foi dividida em sete provas principais, todas elaboradas com foco na resolução de problemas, raciocínio lógico, criatividade e cooperação:
• Quiz Interativo (Desafio do Conhecimento Nerd): uma disputa eletrizante de perguntas e respostas sobre cultura pop, ciência, matemática, história e tecnologia.
• Caça ao QR Code (Missão Digital): desafiava os participantes a encontrar códigos escondidos pelo ginásio e decifrar suas mensagens.
• Código Secreto (Missão dos Hackers): exigia raciocínio lógico e trabalho em grupo para decifrar enigmas simulando um cenário de cibersegurança.
• Engenharia Maluca: os times tinham que construir estruturas criativas usando materiais simples, testando habilidades de engenharia e pensamento criativo.
• Missão Lógica (Desafio Mental): provas de lógica e estratégia que estimulavam o pensamento crítico e rápido.
• Atividade com Balões: dinâmica divertida que misturava coordenação motora e foco.
• Corrida Nerd com Estações: uma competição por estações, cada uma com um tipo diferente de desafio tecnológico e científico.

Além da competição entre os times, as torcidas também deram um show à parte com criatividade, energia e organização. Ao final, houve premiação para a equipe com maior pontuação e também para a torcida mais animada, que encantou o público com coreografias e gritos de guerra personalizados.

Torcida da Escola Dom Henrique Ruth. Foto: Marcos Santos/Secom.

Um dos destaques individuais foi o estudante Samuel Rufino, de 16 anos, apaixonado por cubo mágico e representante do Instituto Federal do Acre (Ifac). Ele levou seu talento para o evento e impressionou a todos com a agilidade nas resoluções.
“Eu comecei por curiosidade vendo vídeos na internet. Hoje, sei que esse tipo de habilidade ajuda muito na concentração e na lógica. Estou pensando até em estudar programação no futuro”, comentou Samuel.

Samuel Rufino participou da modalidade de resolução do Cubo Mágico. Foto: Marcos Santos/Secom.

Para o coordenador estadual de Educação, Aderlan Gomes, a gincana é uma demonstração prática de como a escola pode ir além da sala de aula.
“A educação precisa dialogar com o mundo contemporâneo. Quando a gente une tecnologia, criatividade e juventude, não estamos somente formando alunos melhores, mas cidadãos mais preparados para os desafios do futuro”, afirmou.

Evento promove integração, criatividade e desenvolvimento de habilidades digitais entre estudantes do ensino médio em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom.

A 1ª Gincana Digital do Juruá deixou um legado inspirador, ao mostrar que a combinação entre educação, tecnologia e espírito colaborativo pode gerar experiências transformadoras. E, sobretudo, reforçou a certeza de que investir na juventude é apostar em um Acre mais preparado, criativo e inovador.

 

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Copa São Paulo : Santa Cruz enfrenta o Náutico e precisa golear para tentar classificação

Jamile Romano

João Victor e Vegetti defendem trabalho de Carille no Vasco: ‘Fechados com ele’

Raimundo Souza

Brasil não sai do empate com Costa Rica na estreia da Copa América

Jamile Romano

Prova do Laço marca os 50 anos da Expoacre com emoção, tradição e grandes prêmios

Raimundo Souza

Galvez e Independência em um duelo direto dentro do G4

Raimundo Souza

Fla segue líder pelo quarto ano seguido no Ranking da CBF

Marcio Nunes