30.3 C
Rio Branco
domingo, 24 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco promove capacitação sobre acolhimento e combate à discriminação

Publicado em 13/06/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil promoveu na manhã desta sexta-feira (13), uma capacitação voltada à prevenção e ao enfrentamento de todas as formas de discriminação, no ambiente público. O evento foi realizado na sala de reuniões da sede da prefeitura e contou com a colaboração institucional do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC).

A iniciativa faz parte da política municipal estabelecida pelo Decreto nº 1.500, de 31 de março de 2025, que visa assegurar um ambiente de trabalho saudável, seguro e respeitoso para todos os servidores e cidadãos. O decreto instituiu a Comissão de Acolhimento e Assistência Psicossocial (CAAP), composta por servidores efetivos, responsável pelo acolhimento e apuração de denúncias relacionadas a práticas de discriminação.

A coordenadora da Comissão, Conceição Andrade, salienta que a iniciativa tem como intuito, preparar os servidores para atuarem com mais sensibilidade, respeito e eficiência no acolhimento à população que enfrenta qualquer forma de violência ou discriminação no âmbito do município.

“A Prefeitura de Rio Branco está, mais uma vez, saindo na frente, criando mecanismos de proteção e escuta ativa para garantir dignidade e apoio a quem mais precisa”, destacou a coordenadora.

Com o objetivo de fortalecer a atuação da CAAP, a prefeitura contou com a parceria do TJAC, especialmente da Comissão de Enfrentamento ao Assédio no 1º Grau de Jurisdição, presidida pela juíza de Direito, dra. Evelin Bueno. A capacitação, ministrada pela magistrada, abordou experiências práticas e estratégias adotadas pelo Judiciário no enfrentamento ao problema.

A participação da juíza Evelin Bueno foi autorizada pelo presidente do TJAC, desembargador, Laudivon Nogueira, e simboliza o compromisso conjunto entre as instituições públicas em promover ambientes de trabalho mais justos e inclusivos.

De acordo com o secretário Valtim José, o objetivo principal é qualificar os servidores não apenas para lidar com os colegas de trabalho, mas, principalmente, para oferecer um atendimento humanizado e eficiente à comunidade.

“Essa capacitação é uma recomendação do nosso prefeito, Tião Bocalom. Ele sempre nos orienta a preparar os servidores para atender bem, sem discriminar ninguém. Isso é fundamental para valorizarmos tanto os trabalhadores, quanto a população”, destacou.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Na 50ª edição da Expoacre, OCA oferece mais de 100 serviços gratuitos e reforça compromisso com uma cidadania acessível

Raimundo Souza

Polícia Civil recupera motocicleta furtada em área de difícil acesso de Plácido de Castro

Raimundo Souza

Operação Afrodite: MPAC, Procon e Vigilância Sanitária fiscalizam hotéis e motéis de Rio Branco

Jamile Romano

Mailza Assis continua agenda de visita às secretarias visando alinhar estratégias para agilizar ações do governo

Marcio Nunes

Com “cirurgia do século”, Fundhacre avança na ortopedia e passa a ofertar prótese de quadril pelo SUS

Raimundo Souza

Segunda edição da ação Sorriso Feliz no Complexo Penitenciário de Rio Branco termina com mais de 800 reeducandos atendidos

Raimundo Souza