35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

No Dia Mundial da Segurança Alimentar, Restaurante Popular se destaca como exemplo de ação social

Publicado em 07/06/2025

Em alusão ao Dia Mundial da Segurança Alimentar, celebrado neste sábado (7), o Restaurante Popular se torna um exemplo inspirador de como iniciativas de alimentação de baixo custo podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população em vulnerabilidade social.

A data, que visa promover o acesso a alimentos seguros e nutritivos para todos, ganha maior relevância quando observamos como o Restaurante Popular, regido pela Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, trabalha não apenas para garantir a quantidade, mas também a qualidade das refeições.

Márcia: “Cerca de 600 refeições são preparadas diariamente” (Foto: Val Fernandes/Secom)

Segundo a coordenadora do Restaurante, Márcia Andreatto, cerca de 600 refeições são preparadas diariamente, sendo 400 para atender os frequentadores do espaço e 200 para demais segmentos da Assistência Social. A gestora explicou que o Restaurante Popular não é apenas um lugar de alimentação, mas também de sociabilidade.

“Nós temos nossas rodas de conversa, que ajudam no fortalecimento desse vínculo com eles, precisamos entender como que eles chegam até aqui e o melhor que podemos oferecer. Trabalhamos com acolhimento de excelência e respeito, prezando as prioridades e tudo isso é discutido. São quase três anos de construção com resultados maravilhosos”, destacou.

Anísio: “A comida é boa demais” (Foto: Val Fernandes/Secom)

Dentre os grupos específicos atendidos pelo Restaurante, se destaca a terceira idade como os maiores frequentadores, como é o caso do seu Anísio de Melo, aposentado há quase dez anos, ele contou como faz questão de estar presente no Restaurante até em datas comemorativas.

“A comida é boa demais. Apesar de ser acreano, viajo muito, cheguei dia 28 e no dia seguinte foi meu aniversário, completei 67 anos. A minha irmã perguntou se eu ia almoçar no Restaurante Popular e eu disse que sim porque gosto muito da comida daqui”, ressaltou.

Sergiane: “Cada área é responsável pela realização de alguma atividade”  (Foto: Val Fernandes/Secom)

De acordo com Sergiane Costa, gerente do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria, é papel do Município garantir que essa refeição seja elaborada de uma forma segura, higiênica e sem riscos à saúde desses usuários.

“Nós temos o espaço da cozinha, cada área é responsável pela realização de alguma atividade, como é o caso do espaço do corte e do descongelamento das carnes, para que não haja risco de contaminação… Toda essa logística, tanto da estrutura do restaurante com a segurança alimentar, quanto da própria equipe é capacitada para isso”, explicou.

Seu Lucimar Florença, falou sobre o carinho que os usuários nutrem com os funcionários, fruto do acolhimento que é dado, prezado pela empatia e respeito. Por isso, há mais de três anos, ele não deixa de almoçar todos os dias no Restaurante Popular ao lado de amigos.

“A comida é ótima, melhor do que isso não existe. Quando falo que está meio assim para a chefe, elas vão lá e melhoram, porque a comida é boa”, finalizou o aposentado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Acre deve atingir os 16 metros nas próximas horas; 13 mil famílias já foram atingidas pela enchente na capital,

Jamile Romano

Estado promove 2ª edição da qualificação da assistência primária ao câncer infanto-juvenil

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco e Igreja Batista Moriá promovem ação social no bairro João Eduardo

Marcio Nunes

Com apoio do Sebrae, castanha do Acre é um dos destaques em feira internacional

Marcio Nunes

Procon reforça defesa do consumidor na 2ª Assembleia do Fórum Acreano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos

Raimundo Souza

PF cumpre cinco mandados em operação de combate à corrupção eleitoral em Rio Branco

Jamile Romano