24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre e consórcio de municípios pactuam estudo de soluções integradas para resíduos sólidos, abastecimento e saneamento


O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), participou nesta segunda-feira, 2, de uma reunião com o Consórcio de Gestão de Resíduos Sólidos, composto por representantes das prefeituras dos 22 municípios acreanos. O encontro também contou com a presença do presidente do Consórcio e da Associação dos Municípios do Acre (Amac), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

Durante a reunião, foi pactuada a realização de um estudo técnico com o objetivo de buscar soluções integradas para a gestão de resíduos sólidos, o abastecimento de água e o tratamento de esgoto em todo o estado. A iniciativa busca estruturar uma política pública mais eficiente, sustentável e que atenda às necessidades reais da população acreana.

“Ficou acordado com todos os municípios que o governo do Estado irá liderar esse processo a partir de agora, coordenar a estruturação dos estudos e acompanhar, com os municípios, toda a parte documental, para que de fato possamos oferecer um serviço de saneamento que atenda às necessidades da população”, destacou o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão.

Para o representante do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Paulo Alexandre Toledo, “é importante a união dos 22 municípios para viabilizar o projeto e resolver problemas de resíduos sólidos, água e drenagem, por meio da parceria público-privada para concessão de serviços, com foco em tarifas acessíveis e agilidade de serviços”.

Projeto reforça compromisso do Estado com o fortalecimento da gestão e a busca por soluções duradouras no setor de saneamento. Foto:Ascom/Seplan

A partir da coordenação do governo estadual, o trabalho será conduzido de forma conjunta, priorizando a cooperação entre os entes e a construção de soluções técnicas viáveis e aplicáveis à realidade local. “Havia uma incerteza inicial sobre o pagamento dos custos do projeto de gestão de resíduos sólidos e a entrada do governo estadual vai nos auxiliar no financiamento. Quero agradecer e parabenizar pela iniciativa”, disse Tião Bocalom.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco promove 3ª Conferência Municipal de Saúde, com foco na saúde e direitos do trabalhador

Marcio Nunes

“Trabalhei o dia inteiro exonerado”, diz ex-secretário demitido por Gerlen sem aviso prévio

Kevin Souza

Prefeitura de Rio Branco mostra eficiência da ponte sobre o Igarapé Judia em época de alagação

Raimundo Souza

Tudo por umas latinhas; veja o vídeo

Raimundo Souza

Estado e governo federal levam Programa de Aquisição de Alimentos à Terra Indígena Kaxinawá de Nova Olinda

Raimundo Souza

Acre deve ter oscilação de temperaturas e tempo nublado neste domingo (18), diz Censipam

Raimundo Souza