24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura reforça fiscalização ambiental e pede apoio da população no combate ao descarte irregular de lixo

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, segue atuando firmemente na fiscalização de crimes ambientais na capital. Nesta quinta-feira (30), fiscais do Departamento de Controle Ambiental estiveram no Conjunto Habitacional Habitar Brasil, para verificar uma denúncia de descarte irregular de resíduos sólidos em via pública, registrada em vídeo e amplamente repercutida nas redes sociais.

No local, os fiscais identificaram os vestígios do descarte e lavraram a ocorrência. No entanto, devido à baixa qualidade das imagens e à ausência de informações que permitam a identificação clara dos autores, ainda não foi possível aplicar as sanções previstas em lei.

A secretaria ressalta que a fiscalização é constante e que o apoio da população é fundamental para coibir esse tipo de crime ambiental. Denúncias com o maior número de informações possíveis – como placa de veículo, endereço exato e fotos ou vídeos com boa resolução – auxiliam diretamente no processo de responsabilização dos infratores.

“A população tem um papel essencial no enfrentamento ao descarte irregular. A nossa equipe segue comprometida em investigar e tomar as medidas cabíveis sempre que for identificada alguma irregularidade”, afirmou a secretária Municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille. “Pedimos que continuem denunciando. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está à disposição para agir, dentro dos limites legais, em defesa do meio ambiente e da cidade”, completou a titular da pasta.

A Prefeitura reforça que crimes ambientais são passíveis de penalidades, conforme a legislação vigente, e que manter a cidade limpa e saudável é um dever compartilhado entre poder público e cidadãos.

As denúncias podem ser feitas pelo Disk Denúncia da Semeia, no número (68) 3212-7466. Em breve, a Prefeitura de Rio Branco também lançará um portal exclusivo para denúncias ambientais, oferecendo mais praticidade e agilidade ao cidadão.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Semulher entrega Relatório do Orçamento Sensível ao Gênero ao MPAC e TCE

Redacao

Instituto de Meio Ambiente celebra 39 anos com entrega de nova sede, criação de sistema próprio, modernização e compromisso com o desenvolvimento sustentável

Raimundo Souza

Saúdeministra qualificação sobre câncer infantojuvenil para profissionais da Assistência Primária

Marcio Nunes

Quarta deve ser de tempo nublado com chuvas ao longo do dia no Acre

Jamile Romano

Temos Ouvidoria, e agora?

Raimundo Souza

Defesa Civil supera desafios para atuar num dos estados mais afetados por eventos climáticos extremos

Jamile Romano