35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Rio Branco encerra campanha Maio Laranja com ações educativas e mobilização pela proteção de crianças e adolescentes

Publicado em 30/05/2025

Rio Branco concluiu, nesta semana, as atividades do Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Tutelar de Rio Branco.

Durante todo o mês, escolas da capital realizaram palestras, atividades lúdicas e apresentações para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da proteção infantil. Nesta sexta-feira (30), a ação de encerramento foi na Escola Ramona Mula de Castro, no bairro Sobral.

A diretora da Escola Ramona, Maria Cristina Araújo, destacou o envolvimento da equipe pedagógica.

“Já estamos trabalhando esse tema desde a semana passada, inserindo conteúdos na rotina das salas. As professoras fizeram apresentações, trouxeram músicas, e o assunto foi tratado de forma lúdica, mas que faz as crianças entenderem do que se trata. Eles estão atentos aos cuidados, falam sobre o assunto mesmo sendo pequenos, e estão gostando muito da forma como é apresentado. Eu e minha equipe estamos fazendo o melhor possível”, ressaltou a diretora.

O Maio Laranja foi instituído por lei federal em 2022 para ampliar as ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, data que marca a memória da menina Araceli Crespo, vítima de violência em 1973. Em 2024, a lei 15.035/2024 prevê a criação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais, reforçando as medidas de proteção.

“Essa campanha é fundamental para sensibilizar a sociedade sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Rio Branco, trabalhamos de forma integrada com educação e assistência social para fortalecer a rede de proteção e garantir que nossas crianças estejam seguras e informadas. A conscientização é a melhor ferramenta para combater essa violência”, destacou o secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz.

A Conselheira Tutelar do 4º Conselho de Rio Branco, Doraline Solto, também participou das ações e ressaltou a relevância da campanha para o fortalecimento da rede de proteção.

“A campanha é nacional, e aqui em Rio Branco queremos que as crianças saibam o que é o Maio Laranja. Ensinamos de forma lúdica sobre abuso sexual, explicamos como reconhecer toques que não são bons, a importância de não guardar segredo e a necessidade de contar para alguém de confiança. Passamos os contatos da rede de proteção, como o Disque 100, que funciona 24 horas para denúncias. Acredito que a informação traz proteção, e após as palestras recebemos comunicações que ajudam a identificar possíveis casos de violência”, afirmou a conselheira.

Entre as atividades da campanha, houve iluminação laranja em prédios públicos, palestras, divulgação de materiais informativos e mobilização da sociedade para a denúncia pelo Disque 100.

A Prefeitura de Rio Branco reforça o compromisso com a proteção das crianças e adolescentes e incentiva toda a população a permanecer atenta e participativa na prevenção e combate a qualquer forma de abuso.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Após tumulto em escola de Rio Branco Governo anuncia reaplicação de prova do concurso da Educação

Jamile Romano

CPI pode ser criada para investigar suposto assédio na RBTrans

Kevin Souza

Governo emite nota pública sobre incêndio no centro de Rio Branco

Jamile Romano

Rompimento de rede provoca vazamento de água no centro de Rio Branco e causa transtornos

Kevin Souza

DPE/AC garante gratuidade na retificação de prenome de pessoa trans pela primeira vez no Vale do Juruá

Jamile Romano

Casa noturna deve indenizar cliente por ser agredida em briga generalizada

Jamile Romano