25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre e Peru ampliam cooperação na fronteira com foco em saúde, educação e proteção social

Fortalecendo a parceria entre o Brasil e o Peru em questões como migração, saúde, educação, e o combate ao tráfico de pessoas e outras violações, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta quinta-feira, 29, um encontro com o Consulado Peruano, a fim de tratar essas questões e promover a integração e união das fronteiras.

A discussão envolveu o fluxo constante de pessoas entre os dois países que utilizam a fronteira, com destaque para as necessidades de acolhimento e políticas públicas eficazes.

Sobre saúde, os gestores discutiram sobre a criação de um calendário conjunto de vacinação Brasil–Peru, adaptado à realidade das regiões de fronteira, sobre integração entre SUS (Brasil) e o sistema peruano, com foco no controle de dados, acompanhamento de atendimentos e programas sociais.

Sobre educação, dialogaram sobre a proposta de integração do ensino regular e das universidades brasileiras com as peruanas para oferecer oportunidades para ambas as populações, como intercâmbios e troca de conhecimentos.

A secretária adjunta Amanda Vasconcelos destacou que essa parceria com o consulado do Peru é extremamente importante para tratar do segundo Encontro Brasil–Peru e de outras temáticas necessárias no estado, como a questão da migração, a saúde, a educação e outros.

“Somos povos muito próximos. Por isso, é fundamental que as políticas públicas caminhem juntas, para que os resultados sejam mais eficazes e a efetivação mais concreta. Esse é o nosso objetivo”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo convoca candidatos aprovados para posse no concurso do Iapen

Redacao

Acre tem temperaturas acima dos 30ºC e pancadas de chuva nesta terça

Jamile Romano

Governo inicia as inscrições para a Cavalgada 2024 nesta quarta-feira

Raimundo Souza

Sefaz divulga programação do Seminário Qualidade de Vida no Trabalho

Marcio Nunes

Em meio ao aumento de queimadas, pelo menos 17 mil locais tiveram queda de energia por conta de incêndios no Acre

Jamile Romano

Mais de 200 policiais farão parte do esquema de segurança do Réveillon da Família em Rio Branco

Marcio Nunes