25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 29 de maio de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

A primeira grande geada de 2025 deve ocorrer no estado Acre entre o final de maio e o começo de junho

Publicado em 24/05/2025

Imagem: reprodução – INMET *com informação – Alto Acre

A primeira grande geada de 2025 deve atingir o Acre entre o final de maio e o começo de junho. De acordo com previsões meteorológicas, uma forte massa de ar frio de origem polar está se dirigindo para a América do Sul, com potencial para atingir o Norte do Brasil, reduzindo as temperaturas no Acre.

Ao contrário de outras ondas de frio que diminuem sua intensidade ao atravessar o oceano, esta massa terá origem continental, progredindo por terra firme, o que intensifica o resfriamento. O fenômeno também deve atingir Rondônia e a parte sul do Amazonas.

Nas regiões do Acre, os termômetros podem indicar aproximadamente 10 °C, principalmente no interior e em regiões de altitude elevada. A diminuição abrupta da temperatura ocorrerá devido ao avanço direto do ar polar, não devido a precipitações ou excesso de nuvens.

Embora os estados do Sul do Brasil possam experimentar temperaturas negativas, a chegada do ar polar ao Acre sinaliza o começo oficial das geadas em 2025. Essas incursões de ar frio costumam modificar significativamente o clima local, resultando em manhãs frias e uma sensação térmica ainda mais baixa.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acompanha a movimentação da massa polar e deve emitir avisos nos dias vindouros. A recomendação é que os cidadãos se preparem para os dias mais frios do ano até agora.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

TJAC alcança 200% no Índice de Atendimento à demanda de crimes ambientais

Jamile Romano

Thalles Roberto será a atração da noite gospel da Expoacre 2024

Marcio Nunes

Governo convoca novos profissionais para atuação na Educação Básica e na EJA

Jamile Romano

Governo do Acre reforça combate à covid-19 com solicitação aprovada de novas vacinas

Raimundo Souza

Procon realiza fiscalização em Centro de Terapias de Rio Branco

Marcio Nunes

Concurso da Educação terá provas reaplicadas pela banca e novo cronograma será anunciado

Marcio Nunes