25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Gladson Cameli destaca compromisso com a sustentabilidade durante reunião internacional sobre clima e florestas

Atualizada em 22/05/2025 10:33

O governador do Acre, Gladson Cameli, participou nesta quinta-feira (22) da abertura das sessões de trabalhos técnicos da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), realizada no centro de convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

O encontro reúne representantes de 43 estados subnacionais de 11 países, que juntos são responsáveis por mais de um terço das florestas tropicais do planeta. A reunião tem como foco o fortalecimento de estratégias voltadas à preservação ambiental e à promoção da nova economia florestal.

Durante seu discurso, o governador Gladson Cameli ressaltou a importância do evento como espaço para troca de experiências e fortalecimento das políticas ambientais.

“Estamos dando continuidade à nossa 15ª reunião anual do GCF, que nesses quatro dias tem nos permitido compartilharmos conhecimento e ampliarmos nossos debates e vivências com o objetivo de consolidarmos a construção da nova economia florestal, e dessa maneira estabelecermos mecanismos necessários para sustentabilidade ambiental através da preservação e conservação das nossas florestas”, afirmou.

Cameli destacou ainda que o encontro serve como preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em novembro, na cidade de Belém (PA).

“A Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas tem entre suas missões a de garantir diálogo e, sobretudo, resultados das nossas estratégias subnacionais para ascensão da nova economia florestal, e dessa maneira destacar a liderança e o protagonismo das nossas ações pela defesa do meio ambiente durante a COP-30, que acontecerá no mês de novembro, em Belém, traduzindo discursos em práticas e gerações de oportunidades econômicas para sobrevivência humana”, afirmou.

O governador aproveitou a ocasião para agradecer a presença das lideranças internacionais que vieram ao Acre participar das discussões.

“Nesta oportunidade, agradeço a presença de todos os governadores que visitam o Acre e aqui estão para contribuírem significativamente para as discussões acerca do tema da nova economia florestal em cada um dos seus estados e dessa maneira influenciarem suas regiões com a consciência ambiental que tanto buscamos”.

Ele também relembrou a importância histórica da participação do estado em encontros anteriores do GCF.

“Acredito que a maioria das senhoras e senhores sabem que o Acre sediou uma reunião do GCF no ano de 2014 aonde foram alinhadas estratégias de colaboração e parcerias cujo intuito foi de fortalecer a governança em torno das políticas de proteção das nossas florestas tropicais, e é nesse sentido que continuamos atuando de forma unificada para capacitação de lideranças e implementação de programas que nos ajudem a desenvolver as ações do GCF em todos os governos subnacionais”.

Por fim, agradeceu o apoio dos novos membros e parceiros do GCF.

“Agradeço também aos novos membros e parceiros que nos permitirão maiores e melhores investimentos em nossas jurisdições e comunidades porque através da nossa união e colaboração, não há dúvidas que o futuro é sustentável”, concluiu.

Artigos Relacionados

STF deve julgar dia 14 regras sobre investigação de acidentes aéreos

Jamile Romano

Com prolongamento dos efeitos do El Niño, Estado adota medidas para mitigar impactos da seca

Raimundo Souza

Representação em Brasília articula a liberação de R$ 9,5 milhões para o Acre, junto ao governo federal, para enfrentar a seca no estado

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre captura quarto envolvido em furto milionário em agência bancária de Guajará-AM

Jamile Romano

Réveillon da prefeitura de Rio Branco terá entrada gratuita, atrações locais e a tradicional queima de fogos

Jamile Romano

Pesquisa Fecomércio aponta cesta básica com redução de 10,14% em Rio Branco

Marcio Nunes