Atualizada em 19/05/2025 16:35
Passeios, visitas, city tour e mais. Esse foi o itinerário montado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), para os participantes da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores Pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force), que é sediado em Rio Branco, a partir desta segunda-feira,19, até a próxima sexta, 23 de maio.
Durante os dias de evento, a equipe da Sete promove passeios para os participantes que tiverem interesse em conhecer mais da cultura, história e patrimônio do Acre.
Os turistas que começaram a chegar no final de semana participaram de uma visita aos sítios arqueológicos Jacó Sá e Severino Calazans para conhecer os geoglifos, além de fazer um city tour por pontos e atrativos turísticos importantes da capital. As visitas foram acompanhadas pela equipe da pasta, guias de turismo e tradutores, para melhor comunicação com os participantes de outros países.
Para o diretor de Turismo da pasta, Jackson Viana, o plano de turismo para o GCF foi elaborado pensando na localização do evento, para que os participantes conheçam mais da história de Rio Branco.
“O evento acontece na capital e, pensando na logística da agenda, montamos um estande onde teremos experiências imersivas relacionadas aos atrativos turísticos que estão localizados em outras partes do estado, como o Parque Nacional da Serra Divisor, o Rio Croa e a Trilha Chico Mendes”, explica.
Além do estande, Jackson conta que foram criados roteiros e experiências para oferecer aos participantes em Rio Branco. “Incluímos lugares históricos, museus, casas de memórias, centros culturais, praças, parques ambientais, como o Parque Capitão Ciríaco, onde a Prefeitura de Rio Branco está preparando uma programação para recepcionar os interessados, e os geoglifos, que também representam um turismo histórico, arqueológico e cultural, além da gastronomia, das ofertas de restaurantes, bares e outros locais para conhecer a culinária local”, destaca.
Programação e inscrição
Nesta segunda-feira, 19, os participantes do GCF Task Force interessados em conhecer mais sobre as riquezas e belezas do estado tiveram a oportunidade de visitar sítios arqueológicos pela manhã e pela tarde podem fazer um city tour histórico.
[Agência de Notícias do Acre]