27.9 C
Rio Branco
segunda-feira, 19 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre realiza ação voltada a pessoas com deficiência para emissão da nova Carteira de Identificação Nacional

Atualizada em 19/05/2025 11:01

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Instituto de Identificação, realizou nos dias 17 e 18 de maio uma ação dedicada à emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN), voltada exclusivamente para pessoas com deficiência (PCD). A iniciativa integrou a “Ação de Inclusão Social 2025”, promovendo cidadania e acesso à documentação oficial de forma gratuita e facilitada.

Durante os dois dias de atividades, foram disponibilizados 40 atendimentos específicos para o público PCD, garantindo um ambiente acessível, acolhedor e com estrutura adequada às necessidades dos beneficiados. A ação contou ainda com a participação de diversas secretarias e órgãos públicos que, em conjunto, ofereceram uma série de serviços voltados ao bem-estar e inclusão social.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. Henrique Maciel, destacou o compromisso da instituição com a inclusão e com a garantia de direitos fundamentais.

“A Polícia Civil tem atuado de maneira proativa para assegurar que todos os cidadãos tenham acesso à documentação civil, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. A emissão da CIN para pessoas com deficiência representa mais que um documento, é um passo importante rumo à cidadania plena e à igualdade de direitos”, afirmou o delegado-geral.

Já o diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, ressaltou a importância da ação e o envolvimento dos profissionais na execução do atendimento personalizado.

“A emissão da nova Carteira de Identificação Nacional para o público PCD é uma conquista significativa. Nossos servidores se empenharam para garantir um serviço humanizado e eficiente, demonstrando que a identificação civil deve ser acessível a todos”, disse o diretor.

A Ação de Inclusão Social 2025 reforça o papel social da Polícia Civil do Acre e reafirma o compromisso institucional com políticas públicas que ampliam o acesso da população a serviços essenciais, promovendo dignidade, inclusão e cidadania.

 

[Assessoria PC/AC]

Artigos Relacionados

Luz desligada e uso de ferramentas indLuz desligada e uso de ferramentas indicam que fugitivos de Mossoró tiveram ajuda interna, diz PFicam que fugitivos de Mossoró tiveram ajuda interna, diz PF

Jamile Romano

Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil do Acre: compromisso e eficiência no combate ao tráfico de drogas

Jamile Romano

PCAC realiza prisão de homem condenado por estupro e registro de imagens íntimas de vítima com síndrome de down

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre alinha estratégias para atuação nas eleições municipais

Raimundo Souza

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e tráfico de drogas

Jamile Romano

Chefão do PCC, condenado a mais de 100 anos, que atuava na região de fronteira do Acre com a Bolívia é capturado em São Paulo

Jamile Romano