23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Sete parlamentares do Acre apoiam criação de CPMI para investigar fraudes no INSS; veja quem assinou

Publicado em 13/05/2025

A oposição no Congresso Nacional protocolou, na segunda-feira (12), um pedido para instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar denúncias de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O foco principal da comissão será apurar supostos descontos indevidos aplicados nos benefícios de aposentados.

A proposta já conta com 259 assinaturas — sendo 223 de deputados federais e 36 de senadores — e, embora ainda não tenha sido oficialmente registrada no sistema do Congresso, já demonstra força política e articulação significativa.

Entre os apoiadores estão sete parlamentares do Acre, incluindo os três senadores e quatro dos oito deputados federais do estado. Na Câmara dos Deputados, assinaram o requerimento:

Socorro Neri (PP)

Roberto Duarte (Republicanos)

Coronel Ulysses (União Brasil)

Eduardo Velloso (União Brasil)

Já os deputados Zé Adriano, Antônia Lúcia, Meire Serafim e Zezinho Barbary não constam na lista de signatários até o momento.

No Senado Federal, o apoio da bancada acreana foi unânime. Os senadores Alan Rick (União Brasil), Márcio Bittar (União Brasil) e Sérgio Petecão (PSD) endossaram o pedido pela criação da CPMI.

A movimentação no Congresso ganhou força após uma série de denúncias de aposentados relatando descontos indevidos em seus benefícios, relativos a serviços que não foram contratados, como associações, seguros e clubes de vantagens. As reclamações levaram o Ministério da Previdência a abrir apurações internas, o que reforçou o apelo por uma investigação mais ampla e independente.

Apesar de ainda depender de tramitação formal para ser instalada, a CPMI do INSS já supera o número mínimo de assinaturas exigido, sinalizando a disposição da oposição em pressionar o governo por esclarecimentos e responsabilizações sobre possíveis falhas ou fraudes no sistema previdenciário.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sebrae participa de Dia de Campo sobre café e estimula o empreendedorismo

Marcio Nunes

Disse a vice-governadora Mailza Assis em sua rede social: O Acre será o centro das atenções globais!

Raimundo Souza

Candidatos aprovados no concurso do Iapen entregam documentação

Redacao

Governo do Acre inicia agenda do Mês da Mulher com cursos profissionalizantes em Rio Branco, Acrelândia e Senador Guiomard

Jamile Romano

Artesãos são homenageados com palestra e entrega de kits

Jamile Romano

Queda de avião com 12 mortos em Rio Branco completa um ano com investigação ainda em aberto

Jamile Romano