23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Com 259 assinaturas, oposição apresenta pedido de CPMI do INSS

Publicado em 12/05/2025

Congressistas da oposição anunciaram nesta segunda-feira (12) o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes envolvendo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o desconto irregular na folha de aposentados.

O requerimento recebeu o apoio de 36 senadores e 223 deputados, mas ainda não consta publicamente no sistema oficial do Congresso Nacional. A iniciativa foi articulada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT).

Como a CNN mostrou, uma ofensiva da base governista, liderada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, buscou convencer parlamentares a retirarem suas assinaturas em apoio ao pedido.

Para ser protocolado, são necessárias as assinaturas de ao menos 27 senadores e 171 deputados – o número mínimo foi alcançado em 2 de maio. A apresentação do requerimento foi adiada uma vez, com o objetivo de reunir um apoio mais expressivo.

Em transmissão nas redes sociais nesta segunda-feira, as parlamentares Coronel Fernanda e Damares Alves comemoraram a ampliação do número de assinaturas. “É muito mais que o necessário para a CPMI ser recebida. Parabéns pelo seu trabalho na Câmara, Coronel Fernanda. Nós, desde o primeiro minuto, falamos com todos os colegas”, disse Damares.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Veja os sinais de que você está com o açúcar elevado no sangue

Raimundo Souza

Dino dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas

Marcio Nunes

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Marcio Nunes

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

Jamile Romano

Dino pede à PF apuração de ameaças após voto para condenar Bolsonaro

Redacao

Juristas veem proposta de anistia ampla do PL barrada pela Constituição

Raimundo Souza