28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Com 259 assinaturas, oposição apresenta pedido de CPMI do INSS

Congressistas da oposição anunciaram nesta segunda-feira (12) o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes envolvendo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o desconto irregular na folha de aposentados.

O requerimento recebeu o apoio de 36 senadores e 223 deputados, mas ainda não consta publicamente no sistema oficial do Congresso Nacional. A iniciativa foi articulada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT).

Como a CNN mostrou, uma ofensiva da base governista, liderada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, buscou convencer parlamentares a retirarem suas assinaturas em apoio ao pedido.

Para ser protocolado, são necessárias as assinaturas de ao menos 27 senadores e 171 deputados – o número mínimo foi alcançado em 2 de maio. A apresentação do requerimento foi adiada uma vez, com o objetivo de reunir um apoio mais expressivo.

Em transmissão nas redes sociais nesta segunda-feira, as parlamentares Coronel Fernanda e Damares Alves comemoraram a ampliação do número de assinaturas. “É muito mais que o necessário para a CPMI ser recebida. Parabéns pelo seu trabalho na Câmara, Coronel Fernanda. Nós, desde o primeiro minuto, falamos com todos os colegas”, disse Damares.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Nova lei de Lula reforça combate ao turismo sexual no Brasil

Raimundo Souza

Carnaval de 2025 terá 3 dias de desfiles na Marquês de Sapucaí, no Rio

Marcio Nunes

STF reconhece que Estado deve indenizar vítimas de bala perdida

Marcio Nunes

Feminicídio fez mais de mil vítimas por ano no Brasil desde 2015

Raimundo Souza

8 a cada 10 homens mortos por armas de fogo são negros, diz pesquisa

Raimundo Souza

Fluminense estreia no Mundial de Clubes contra o Al Ahly, do Egito

Marcio Nunes