25.8 C
Rio Branco
domingo, 12 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Mais de 60% dos domicílios no Acre seguem sem acesso à rede de esgoto, aponta Censo 2022

Publicado em 12/05/2025

Os dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam um cenário preocupante no Acre em relação ao saneamento básico. Segundo o levantamento, 63,27% dos domicílios permanentes ocupados no estado não estão conectados à rede pública de esgoto, ou seja, apenas 36,73% das residências têm acesso a esse serviço essencial.

A situação também é crítica no abastecimento de água. Apenas 52,56% das moradias contam com fornecimento regular por meio da rede geral. Os demais 47,44% dependem de fontes alternativas, como poços, rios e caminhões-pipa, o que evidencia a fragilidade da infraestrutura hídrica nos municípios acreanos.

O cenário atinge todas as regiões do estado e revela um desafio estrutural de grande escala. Mesmo em indicadores menos alarmantes, o Acre segue abaixo da média nacional. Um exemplo é o acesso a banheiros exclusivos: 86,03% das casas contam com esse item básico, importante para garantir dignidade e higiene à população.

Outro dado que chama atenção é o da coleta de lixo: 21,64% dos domicílios ainda não são atendidos regularmente por esse serviço, o que representa um risco tanto para a saúde pública quanto para o meio ambiente. Atualmente, 78,36% das residências no Acre recebem coleta de lixo de forma contínua.

Os números reforçam a urgência de investimentos em infraestrutura e saneamento para melhorar a qualidade de vida da população acreana e reduzir desigualdades históricas.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Conselho Superior da Ageac discute avanços no saneamento e benefício de transporte para pacientes em tratamento

Raimundo Souza

Governo antecipa pagamento de maio e concede prêmio a servidores da Segurança

Jamile Romano

Companhia aérea deve indenizar criança com transtorno do espectro autista e genitora

Jamile Romano

Em Brasileia, governo realiza consultas para atualização da repartição de benefícios do Programa de Incentivo a Serviços Ambientais do Carbono

Marcio Nunes

Ganhadores do Voando com a Segurança sobrevoaram os principais pontos turísticos do Juruá

Raimundo Souza

Ações itinerantes da Polícia Civil levam cidadania a Xapuri e Rio Branco com emissão gratuita de carteiras de identidade

Jamile Romano