23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 2 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com apoio do Estado, 8º “Iê Vem Camará” é realizado no Horto Florestal

Atualizada em 01/05/2025 16:09

O 8º “Iê Vem Camará” acontece nesta sexta-feira, 2 e sábado, 3, no Horto Florestal, a partir das 8h, com uma programação diversificada, que vai desde a uma caminhada ecológica ao Centro de Rio Branco, à realização de oficinas e rodas de capoeira, apresentações artísticas e homenagens aos grupos de capoeira que se destacaram no último ano. A organização é da Liga de Capoeira do Acre (LAC), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e apoio do governo do estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Atuante desde 2010, a LAC contribui para o desenvolvimento e a preservação da capoeira no estado do Acre, levando oficinas com cursos teóricos e práticos aos bairros mais distantes, repercutindo de forma positiva nas comunidades tanto na questão educacional quanto social.

Mais de 500 integrantes de 15 grupos de capoeira devem participar de atividades no Horto Florestal. Foto: Arquivo

Nesta edição 15 grupos participam das atividades do 8º “Iê Vem Camará”, reunindo quase 500 pessoas que já praticam o esporte de combate, que mistura arte marcial, dança, música e acrobacias. Para um dos organizadores do evento, Carlos Cavalcante, o mestre Caju, a capoeira também é um modo de vida, uma forma de resistência histórica.

“Sabemos que a capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira relacionada à resistência dos povos escravizados no nosso país, que hoje trabalhamos como uma expressão cultural que envolve crianças, jovens e adultos. Alguns a buscam como atividade física, outros para o conhecimento da cultura e também temos aqueles que treinam para as competições. O certo é que a capoeira tem um papel muito importante nas comunidades carentes, pois além de promover a inclusão, fortalece a identidade cultural”, enfatiza Caju.

Para o presidente da FEM, Minoru Kinpara, é uma grande satisfação apoiar a LAC, que tanto contribui para a disseminação da capoeira no estado. “Estamos muito felizes em participar desta edição do “Iê Vem Camará”, no Horto Florestal. Será um lindo encontro que reunirá esporte, cultura e lazer no mesmo local, com profissionais e amadores. Seguimos as diretrizes do governador Gladson Camelí em estimular a formação desses grupos, que de alguma forma auxiliam na formação de crianças e adolescentes no nosso estado”, conclui.

Veja a programação:

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

MPAC institui normas de conduta para membros e servidores durante o período eleitoral

Jamile Romano

Governo do Estado reabre Avenida Antônio da Rocha Viana em Rio Branco

Jamile Romano

Governo assegura hemodiálise a mais de 60 pacientes atendidos pelo serviço de nefrologia da Fundhacre

Marcio Nunes

Saúde do Estado inicia atendimentos especializados para pessoas transexuais e travestis

Jamile Romano

Petecão anuncia pagamento de mais R$ 1,6 milhão para conclusão de pavimentação de ruas e ramais em Rio Branco

Marcio Nunes

O roteiro do dia em que, segundo a PF, Bolsonaro decretaria um golpe

Raimundo Souza