28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Centro de Ensino Especial Dom Bosco realiza ação pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Centro de Ensino Especial Dom Bosco promoveu, na tarde da sexta-feira, 25, um encontro com alunos, professores, familiares e a comunidade para marcar o encerramento das ações do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade fez parte das ações em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, Foto: Jorge Feitosa/SEE

A programação contou com apresentações de alunos e uma caminhada com a participação da comunidade. Segundo Valéria Daniel, gestora da escola, o evento fecha um mês de atividades, mas o trabalho segue ao longo de todo o ano.

“Durante o mês organizamos ações voltadas para a conscientização. Mas nosso trabalho é contínuo. Atendemos pessoas com autismo e outras deficiências em diversos contextos, e é preciso mobilizar a sociedade para reduzir o preconceito e ampliar a compreensão sobre as capacidades dessas pessoas”, explicou.

Alunos, professores, familiares e a comunidade participaram da ação. Foto: Jorge Feitosa/SEE

Valéria também destacou o papel social da instituição. “Muitos alunos têm sua principal vivência social aqui dentro. Fora da escola, muitas vezes enfrentam exclusão. Aqui, conseguimos promover interação, participação e convivência”, declarou.

Francinete Santos, avó de João Pedro, de 12 anos, contou sobre o desenvolvimento do neto desde que começou a frequentar o Dom Bosco. “Ele começou o acompanhamento com 9 meses. Não andava, não falava. Hoje ele anda, se comunica, participa das atividades e fez amizades. Ele se desenvolveu muito aqui”, relatou.

Francinete Santos, avó de João Pedro, de 12 anos. Foto: Jorge Feitosa/SEE

Viviane Regina dos Santos, mãe de dois alunos, falou sobre o impacto da escola na vida dos filhos. “O Dom Bosco acolheu nossa família. Já ouvi muito julgamento por conta do comportamento das crianças, como se fosse birra ou falta de educação. Mas ações como essa ajudam a informar e a mudar essa visão. É importante que o respeito venha de todos os lados, disse.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Tensão, protesto e pancadaria marcam encerramento da GCF Task Force no Acre

Jamile Romano

Reeducandos do Presídio de Senador Guiomard casam em cerimônia religiosa

Marcio Nunes

Dia do Trabalhador: entenda a origem do feriado de 1º de maio

Raimundo Souza

Fala de Lula gera atrito com chefe da Anvisa, que faz carta aberta

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco intensifica vacinação antirrábica e ultrapassa 80% de cobertura em cães e gatos

Raimundo Souza

Acre lidera avanço na conectividade escolar na Região Norte

Redacao