Atualizada em 24/04/2025 10:45
De origem indígena, dos povos Kaxinawa e Jaminawa, no encontro dos rios Muru e Tarauacá, o “rio dos paus ou das tronqueiras”, a cidade famosa por seus grandiosos abacaxis completa 112 anos de história nesta quinta-feira, 24, com vivências, cultura, crescimento e investimentos do governo do Acre em todas as áreas do desenvolvimento.
Tendo saltado para a terceira posição entre as maiores cidades do estado, com 43.464 habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Tarauacá situa-se a 409km, pela BR-364, da capital Rio Branco e a quase 228km de Cruzeiro do Sul, a segunda maior do Acre.
Como prova do compromisso do governo Gladson Camelí com o desenvolvimento e o progresso dos 22 municípios acreanos, o Estado tem prestigiado a cidade com investimentos importantes em saúde, educação, comunicação, meio ambiente, segurança, abastecimento de água, saneamento básico, agricultura familiar e infraestrutura, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Sempre que homenageia a localidade, o governador enfatiza a reunião de esforços e parcerias cuja prioridade é a presença do Estado em benefício da população. “Tarauacá é uma terra de povo acolhedor e nos anos da nossa gestão estamos trabalhando e continuaremos trabalhando firme para garantir um futuro melhor para todos. Contem com nosso apoio e tenham certeza do nosso comprometimento”, afirma.

Em mais este aniversário da cidade, vale lembrar como o trabalho do governo do Acre vem se materializando, ao longo dos últimos anos, em obras, ações e programas que fazem o município prosperar e iniciar mais um ciclo de oportunidades para a população tarauacaense.
Terceira entrada da cidade
Um dos destaques é a obra de pavimentação do terceiro acesso do município, com investimento de mais de R$ 11 milhões, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre). Além de melhorar a mobilidade dos moradores dos bairros Copacabana, Avelino Leal e Centro pela BR-364, a via facilita e proporciona segurança ao trânsito de caminhões de carga.

Canal do Buxão
O governo estadual também investe, em parceria com a prefeitura, na construção do Canal do Buxão, que visa resolver os problemas de alagamento no município. O projeto conta com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões.
Revitalização de prédios públicos
A atual gestão revitalizou vários prédios públicos em Tarauacá, tais como o 7° Batalhão da Polícia Militar, as rádios Difusora e Aldeia FM, o Hospital Dr. Sansão Gomes, a estação de tratamento de água (ETA), a Delegacia de Polícia Civil, o Terminal Rodoviário e a Biblioteca Pública Estadual Professor Ancelmo Lessa.
Pavimentação de ruas e melhorias de ramais
Também parceria com a prefeitura, o Estado pavimentou e realizou serviços de drenagem em várias ruas da parte urbana do município, com serviços de tapa-buraco e outros paliativos que visam assegurar condições de trafegabilidade em vias como a Rua José Raimundo, no bairro Ipepaconha; a Rua Francisca de Araújo Correia, no bairro Esperança; e no acesso ao porto do Rio Acuraua à Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental 15 de Junho, entre outras.
Garantindo o escoamento da produção na zona rural, por meio do Deracre, o governo trabalha continuamente na abertura e manutenção de ramais, como o do Caucho, o do Macaco Preto e do Floriano, entre outros.

Reforma do aeródromo
Outra importante intervenção do governo do Estado em Tarauacá foi a reforma da pista de pouso e decolagem e do terminal de passageiros do Aeródromo José Galera dos Santos, incluindo iluminação noturna, garantindo segurança aos passageiros e trafegabilidade aérea.
Saúde
O Hospital Geral Dr. Sansão Gomes foi reformado e ganhou uma brinquedoteca. Com objetivo de diminuir a espera nas filas por cirurgias eletivas, a população tarauacaense foi beneficiada pelo programa Opera Acre. Além disso, o Saúde Itinerante leva regularmente serviços especializados a comunidades ribeirinhas e indígenas de difícil acesso.
Educação e esporte
O governo do Acre investiu na construção de escolas indígenas para fortalecer a educação indígena, trabalha continuamente na manutenção de prédios escolares e, além de promover a revitalização da Biblioteca Pública Estadual Professor Ancelmo Lessa, oferece cursos técnicos e realiza os Jogos Estudantis do Acre (Jeac). Na edição de 2025, a abertura foi realizada no Ginásio Poliesportivo Ruynet Lima de Matos, que foi completamente revitalizado e entregue à população como parte das comemorações pelos 112 anos do município, que incluem a reinauguração do Estádio Naborzão.

Construção de casas populares
O governo estadual investiu em municípios como Tarauacá, Feijó, Assis Brasil e Plácido de Castro, garantindo a construção de 125 casas com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
Serviço de água e esgoto
O Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre) instalou cerca de 120m de rede de água no bairro Ipapecunha e a ampliação em outras partes da cidade, além de realizar manutenções preventivas para possibilitar a eficiência do abastecimento na cidade. No período de seca do rio, para evitar o desabastecimento, criou soluções paliativas de barragem, assegurando a captação e distribuição mínima.
Segurança e trânsito
Para fortalecer a segurança pública, o governo do Estado realizou a reforma e modernização do prédio da Delegacia-Geral de Polícia Civil de Tarauacá, há três anos, e reforçou o efetivo com a convocação de pessoal e entrega de armamento; a Academia de Polícia de Tarauacá também foi revitalizada, melhorando o policiamento ostensivo. Ainda em 2022, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ganhou um novo prédio, com espaços novos e equipados.

Comunicação
Há três anos, as rádios Aldeia FM e Difusora AM de Tarauacá foram revitalizadas e, além da reforma física dos prédios das duas emissoras, a Difusora recebeu um novo transmissor transistorizado de 1,5 kW, marcando um novo momento para a comunicação no município.
Regularização e meio ambiente
No campo das ações de combate aos ilícitos ambientais, o governo e instituições ambientais parcerias promoveram a regularização ambiental de produtores rurais de Tarauacá, com inscrições e retificações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e assinaturas de termo de compromisso ambiental (TCA). Houve também a entrega gratuita de títulos definitivos de propriedade.
Auxílio emergencial durante enchentes
O governo do Acre tem estado presente no auxílio emergencial durante as enchentes que Tarauacá enfrenta, assim como acontece em quase todas as cidades acreanas nos meses de março e abril.

No dia 22 de março, o governador Camelí visitou o município para levar ajuda humanitária, com a entrega de alimentos, kits de higiene e de limpeza para as famílias atingidas pela alagação.
Na oportunidade, ainda visitou os locais mais atingidos e discutiu questões de infraestrutura com a prefeitura, comprometendo-se em articular os esforços necessários, inclusive perante o governo federal, para obter soluções para o problema.
O prefeito Rodrigo Damasceno aproveitou a ocasião para reconhecer e agradecer a atenção dispensada no atendimento das necessidades do povo tarauacaense: “O governo está sempre com a estrutura do Estado disponível para encaminhar as questões de interesse do município e já vem desempenhando ações positivas, no sentido de mudar o eixo de crescimento da cidade, com o cadastramento de famílias para novas habitações, entre outras ações”.
[Agência de Notícias do Acre]