25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Controladoria-Geral do Estado lança Guia de Transparência Ativa para fortalecer o acesso à informação

Com o objetivo de orientar os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual quanto à estruturação, organização e divulgação de informações em seus sítios institucionais, conforme previsto na Lei Federal nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação (LAI) – e no Decreto Estadual nº 7.977/2014, a Controladoria-Geral do Estado lançou oficialmente, nesta terça-feira, 22, o Guia de Transparência Ativa, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado.

A publicação traz orientações práticas e atualizadas sobre como disponibilizar, de forma clara e objetiva, os dados de interesse público nos canais oficiais. A transparência ativa, conceito central do guia, estabelece que informações públicas devem ser divulgadas independentemente de solicitação, facilitando o acompanhamento da sociedade sobre as ações governamentais.

Para a controladora-geral do Estado, Mayara Cristine Bandeira de Lima, o documento apresenta um avanço importante na promoção de uma gestão pública mais aberta, acessível e alinhada aos princípios da Administração Pública.

“Acreditamos que a transparência é um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia e da confiança da sociedade nas instituições públicas. Com o lançamento deste guia, damos mais um passo concreto na construção de uma administração pública mais acessível, responsável e comprometida com o direito do cidadão de ser informado. Nosso objetivo é garantir que as informações públicas estejam não apenas disponíveis, mas organizadas de forma clara, útil e compreensível para todos os cidadãos acreanos. Esse é um compromisso da Controladoria-Geral do Estado, do governo do Acre e, sobretudo, do governador Gladson Camelí, com a integridade, a eficiência e o controle social”, afirmou a controladora.

Entre as diretrizes do decreto estadual que regulamenta a LAI no Acre estão o respeito à publicidade como regra, a utilização de recursos tecnológicos para a comunicação institucional e o estímulo à participação cidadã por meio do controle social.

O diretor de Transparência e Integridade da CGE, Giulliano Storer, afirma que o guia é uma ferramenta importante para uniformização das práticas de divulgação entre os órgãos estaduai em conformidade com os padrões legais de transparência.

“Além de ser um instrumento de orientação, o guia promove a padronização da transparência nos portais institucionais, facilitando o acesso à informação pelo cidadão e promovendo mais segurança jurídica para os gestores públicos”, disse o diretor.

O Guia de Transparência Ativa está disponível para consulta e aplicação imediata por todos os órgãos do Executivo Estadual, representando mais uma ferramenta para aproximar o cidadão da gestão pública.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Durante festival, Povo Puyanawa celebra independência econômica com alta produção de farinha de mandioca

Raimundo Souza

Acre registra redução de feminicídios após reativação da Secretaria da Mulher

Marcio Nunes

Educação promove workshop para integrar policiais militares e equipe de ensino

Marcio Nunes

Acre é oficialmente integrado à Rede Nacional de Perfis Genéticos

Jamile Romano

Com a presença da vice-governadora Mailza, PGE inaugura galeria de ex-procuradores do Estado

Raimundo Souza

Michelle Melo defende liberdade religiosa nas escolas públicas e convida população para debate com líderes religiosos

Jamile Romano