23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Colégio Militar Dom Pedro II conquista título de Escola Cidadã em concurso da Controladoria-Geral da União

Atualizada em 15/04/2025 09:25

O Colégio Militar Dom Pedro II – Unidade Rio Branco – foi um dos vencedores da 13ª edição do Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), conquistando o título de Escola Cidadã, na segunda-feira, 14, na categoria que reconhece instituições com maior engajamento e mobilização da comunidade escolar. O tema do concurso foi “Cidadania digital: acesso e educação para a democracia”.

Em todo o Brasil, participaram do concurso mais de 1.970 escolas e cerca de 290 mil estudantes, com mais de cinco mil trabalhos inscritos. Do Acre, o Colégio Dom Pedro II foi a única escola a receber esse reconhecimento.

Segundo a coordenadora de ensino da unidade, Roseli Costa, o resultado foi fruto de um esforço coletivo e estratégico da escola. “A CGU realiza esse concurso nacional abordando temas relevantes para a sociedade. No ano passado, elaboramos e executamos um plano de mobilização que envolveu mais de 600 alunos dos dois segmentos, desde o 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio”, destacou.

Do Acre, o Colégio Militar Dom Pedro II foi a única escola a receber reconhecimento. Foto: cedida

Roseli explicou que, além da mobilização, os professores reforçaram conteúdos ligados à cidadania digital por meio de ações interdisciplinares. “Tivemos reforço em língua portuguesa, redação, história, geografia, filosofia e sociologia, todos vocacionados para o tema da cidadania digital e sua relação com a democracia. Esse trabalho foi essencial para aprofundar a compreensão dos estudantes sobre o assunto”, afirmou.

Como reconhecimento, a instituição recebeu o título de Escola Cidadã e foi agraciada com um MacBook, no valor de mais de R$ 10 mil, entregue durante cerimônia realizada na própria unidade.

Como reconhecimento, a escola recebeu o título de Escola Cidadã e foi agraciada com um MacBook, no valor de mais de R$ 10 mil. Foto: cedida

A premiação foi entregue pelos representantes da CGU: o auditor federal de finanças e controle, Humberto Baltar, e o coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção, Nilberto Nilson Mendes. Também participaram da solenidade o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), coronel Charles Santos, e o diretor da escola, capitão Jônatas da Costa Gomes, além de toda a equipe de coordenação de ensino e pedagógica.

Para a coordenadora, a premiação reforça o compromisso do estabelecimento com a formação cidadã dos estudantes. “Esse reconhecimento valoriza o esforço da comunidade escolar e destaca a importância de envolver nossos jovens em reflexões que impactam diretamente a sociedade”, avaliou Roseli.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

‘Terra do Mandim’ completa 120 anos celebrando entrega de ponte como marco histórico

Marcio Nunes

Alysson é exonerado do cargo e Luiz Calixto é nomeado para assumir a Segov

Jamile Romano

Em defesa de Gladson, Pedro Longo diz que denúncia ainda não foi aceita pelo STJ

Marcio Nunes

Feira do Novenário recebe apoio do Sebrae no Acre com estrutura para pequenos negócios

Marcio Nunes

Em Rio Branco, Unidades de Saúde funcionam em horário especial no feriadão de Semana Santa e Tiradentes

Jamile Romano

Ufac discute criação do curso de Arquitetura e Urbanismo

Jamile Romano