Atualizada em 15/04/2025 09:25
O Colégio Militar Dom Pedro II – Unidade Rio Branco – foi um dos vencedores da 13ª edição do Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), conquistando o título de Escola Cidadã, na segunda-feira, 14, na categoria que reconhece instituições com maior engajamento e mobilização da comunidade escolar. O tema do concurso foi “Cidadania digital: acesso e educação para a democracia”.
Em todo o Brasil, participaram do concurso mais de 1.970 escolas e cerca de 290 mil estudantes, com mais de cinco mil trabalhos inscritos. Do Acre, o Colégio Dom Pedro II foi a única escola a receber esse reconhecimento.
Segundo a coordenadora de ensino da unidade, Roseli Costa, o resultado foi fruto de um esforço coletivo e estratégico da escola. “A CGU realiza esse concurso nacional abordando temas relevantes para a sociedade. No ano passado, elaboramos e executamos um plano de mobilização que envolveu mais de 600 alunos dos dois segmentos, desde o 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio”, destacou.

Roseli explicou que, além da mobilização, os professores reforçaram conteúdos ligados à cidadania digital por meio de ações interdisciplinares. “Tivemos reforço em língua portuguesa, redação, história, geografia, filosofia e sociologia, todos vocacionados para o tema da cidadania digital e sua relação com a democracia. Esse trabalho foi essencial para aprofundar a compreensão dos estudantes sobre o assunto”, afirmou.
Como reconhecimento, a instituição recebeu o título de Escola Cidadã e foi agraciada com um MacBook, no valor de mais de R$ 10 mil, entregue durante cerimônia realizada na própria unidade.

A premiação foi entregue pelos representantes da CGU: o auditor federal de finanças e controle, Humberto Baltar, e o coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção, Nilberto Nilson Mendes. Também participaram da solenidade o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), coronel Charles Santos, e o diretor da escola, capitão Jônatas da Costa Gomes, além de toda a equipe de coordenação de ensino e pedagógica.
Para a coordenadora, a premiação reforça o compromisso do estabelecimento com a formação cidadã dos estudantes. “Esse reconhecimento valoriza o esforço da comunidade escolar e destaca a importância de envolver nossos jovens em reflexões que impactam diretamente a sociedade”, avaliou Roseli.
[Agência de Notícias do Acre]