22.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Política

Trama golpista: Moraes dá 5 dias para advogados apresentarem defesa no processo

Publicado em 13/04/2025

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) — Foto: Rosinei Coutinho/STF

* Com informação do CBN. Defensores podem especificar provas e arrolar testemunhas, mas cada advogado ficará responsável por trazer indicados para as audiências. Apenas testemunhas de acusação serão intimadas, o que pode abrir brecha para advogados alegarem cerceamento de defesa.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu prazo de cinco dias para os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos demais sete réus na trama golpista apresentarem defesa prévia no processo. Foi o primeiro ato forma do ministro após a abertura da ação penal.

Pelo despacho de Moraes, os advogados poderão alegar tudo o que interessa para as defesas, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas. Ainda segundo o ministro, as audiências de instrução serão realizadas por videoconferência e o interrogatório dos réus ocorrerá ao final da instrução. Além disso, os réus delatados poderão falar após o tenente-coronel Mauro Cid, que fechou um acordo de colaboração.

Chama a atenção, no entanto, que Moraes afirma que caberá aos próprios advogados apresentarem as testemunhas de defesa para as audiências, enquanto as testemunhas da acusação serão intimadas. Juristas avaliam que essa definição não é usual e pode abrir brecha para os advogados alegarem cerceamento de defesa, como explica a advogada criminalista Juliana Bertholdi.

Não é a primeira vez que o ministro adota a mesma estratégia. No caso do julgamento dos réus do caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, as defesas também ficaram responsáveis por convidar e garantir a participação nas audiências.

Por outro lado, o rito adotado pelo ministro dificulta a ação de advogados que buscam apenas ganhar tempo ou tumultuar o processo, indicando testemunhas de difícil intimação, como pessoas que estão fora do país. O ministro afirmou ainda que testemunhas abonatórias, que são aquelas que apenas atestam a boa conduta do réu, deverão prestar depoimento por escrito.

O STF já deu aval a essa procedimento adotado por Moraes no julgamento dos réus envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes nega devolução de passaporte a Bolsonaro e o impede de ir aos EUA

Jamile Romano

Decreto do governo prevê que Janja deve ser atendida pelo gabinete de Lula

Raimundo Souza

Maduro que arque com as consequências do gesto dele, diz Lula após embate

Raimundo Souza

Pressão aumenta e Lula já cogita demitir Lupi, dizem auxiliares do presidente

Raimundo Souza

Lula faz discurso de Natal e diz que Brasil tem economia forte

Raimundo Souza

Ideologia, big techs, China: os bastidores da investida dos EUA ao Brasil

Raimundo Souza