30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre pleiteia recursos no Ministério da Educação para realizar atendimentos no estado por meio do programa Mulheres Mil

Atualizada em 12/04/2025 12:21

No evento, em Brasília, integrantes do Ieptec apresentaram projeto para atender a mil mulheres de 11 municípios do Acre. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

O governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), está pleiteando R$ 2 milhões junto ao Ministério da Educação para atender, em 2025, a mil mulheres de 11 municípios acreanos por meio do programa Mulheres Mil.

O Mulheres Mil oferece cursos nas áreas de educação e de empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade social e é realizado pelo governo do Estado, por meio do Ieptec, em parceria com o MEC.

O projeto, pleiteando os recursos para os mil atendimentos no estado, foi apresentado por integrantes do referido instituto durante curso de capacitação sobre o programa, realizado naquele ministério desde a segunda-feira, 7, até esta sexta-feira, 11, em Brasília. O evento contou com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli. participou do encerramento do encontro do Mulheres Mil, em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Repac

“Acreditamos que teremos as mil vagas, então saio daqui muito satisfeita, acreditando que o nosso objetivo foi alcançado”, afirmou a diretora de Ensino do Ieptec, Mara Lima, que participou da capacitação. A expectativa é de que a liberação dos recursos ocorra em breve.

A diretora de ensino do Ieptec, Mara Lima, acredita que as mil vagas serão garantidas e que os recursos logo serão liberados. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

Segundo Mara, neste ano serão atendidas mulheres dos seguintes municípios: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter, Bujari, Brasileia, Plácido de Castro, Xapuri, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo e Capixaba. “É a continuidade do trabalho já realizado nos outros municípios, além da capital e de Cruzeiro”,  explicou Mara Lima.

O público

De acordo com a coordenadora-geral do Bolsa Formação do Ieptec, Kattiuscia de Souza Fernandes – que fez uma breve apresentação do projeto no encerramento da capacitação -, estão entre o público-alvo do curso em 2025 mulheres negras, ribeirinhas, indígenas e agricultoras.

A coordenadora do Bolsa Formação do Ieptec, Kattiuscia Fernandes, apresentou um resumo do projeto do Acre na solenidade de encerramento do encontro. Foto: Dilma Tavares/Repac

“Nós faremos o monitoramento dessas ações para garantir que 85% dessas mulheres sejam certificadas até dezembro de 2025”, disse, explicando que entre janeiro e dezembro de 2026 ocorrerá o acompanhamento das atividades dessas mulheres.

Os cursos

Os cursos são oferecidos conforme o interesse das participantes, dentro do portfólio oferecido pelo Ieptec. Segundo a diretora Mara Lima, atualmente a maior demanda é por cursos que gerem renda própria como cabeleireira, costureira e na área de gastronomia, especialmente de pães, doces e confeitaria. “Tudo com reforço no empreendedorismo, para que elas sejam capazes de gerar o seu próprio negócio”.

Coordenadora ajunta do Bolsa Formação, Mara Andrade (de azul), ressaltou que a capacitação potencializará o atendimento às participantes do Mulheres Mil no estado. Foto: Priscila Ribeiro/Repac

Para a coordenadora adjunta do Bolsa Formação daquele instituto, que também participou da capacitação, “o treinamento reforçou o sentido do programa e potencializará o atendimento às mulheres participantes da iniciativa no estado”.

Aldenisa Rosseto (de verde, à esquerda), também participou do evento em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Repac

Também estava participando do evento a coordenadora do programa Mulheres Mil pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), Aldenisa Rossetto, que também apresentou projeto para atendimento a mulheres no estado.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

O humorista e criador de conteúdo Rafael Barbosa nadando em rua alagada; veja o vídeo

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco esclarece regularidade de licitação para investimento em infraestrutura do Saerb

Raimundo Souza

Namorado que matou grávida na noite de Réveillon no Acre é condenado a mais de 28 anos de prisão pelo crime

Jamile Romano

Doces, bebidas e castanhas estão entre a variedade de produtos regionais do Acre no Salão do Turismo

Raimundo Souza

Estado institui Programa Nota Premiada Acreana com premiação em dinheiro para cidadão e entidades sociais

Raimundo Souza

Governador vai a posse do novo superintendente da Polícia Rodoviária Federal e reforça parceria para segurança no Acre

Marcio Nunes