28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Educação e Ministério Público do Acre iniciam planejamento da edição 2025 do projeto ‘Eu Digo Não à Corrupção’

Buscando promover a formação cidadã e ética por meio da conscientização sobre os impactos da corrupção, estudantes acreanos estão sendo educados contra a corrupção nas escolas da rede estadual de ensino. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), e o Ministério Público do Acre (MPAC) planejaram a edição 2025 do projeto “Eu Digo Não à Corrupção”, que já transformou 2.500 alunos em fiscais mirins do bem público. O encontro contou com a presença da promotora de Justiça Myrna Mendoza, idealizadora da iniciativa, que conversou  com o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, e o secretário adjunto de Administração da SEE, Reginaldo Prates.

A ação, que vem sendo desenvolvida desde 2023, tem como objetivo conscientizar a juventude sobre as práticas cotidianas de corrupção e incentivar a formação de valores éticos. A principal atividade do projeto é o concurso de redação, voltado para alunos do 3º ano do ensino médio, que no último ano premiou os melhores textos com medalhas, certificados e aparelhos celulares. Apresentações culturais, rodas de conversa e debates integram a programação anual do projeto.

Durante a reunião, foram apresentadas sugestões para ampliar o alcance e a efetividade da iniciativa. Dentre elas, destacam-se a inclusão de novos municípios, o fortalecimento da presença da cultura nas atividades e o reconhecimento ampliado aos professores-tutores, que desempenham papel fundamental na orientação dos estudantes. “Nosso desafio é construir uma juventude mais consciente, que compreenda seu papel na transformação social e no combate à naturalização da corrupção”, afirmou o secretário Aberson Carvalho.

Carvalho reforçou o compromisso da SEE com a continuidade e o fortalecimento do projeto, destacando que a educação precisa dialogar com temas sensíveis à formação cidadã. “O ‘Eu Digo Não à Corrupção’ é uma oportunidade de preparar nossos jovens para fazerem escolhas éticas e responsáveis, dentro e fora da escola”, completou.

Com o compromisso renovado entre MPAC, SEE e Assembleia Legislativa do Acre, a expectativa é de que a edição 2025 do projeto seja ainda mais abrangente, com a divulgação do calendário oficial de atividades em breve, e lançamento previsto para o segundo semestre.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Procuradoria-Geral do Estado lança edital para cadastramento de advogados dativos

Jamile Romano

Setor de serviços impulsiona criação de empregos no Acre, revela Novo Caged

Jamile Romano

Socorro Neri propõe lei para criminalizar estelionato sentimental com penas de até oito anos

Jamile Romano

MPAC recorre de decisão que deu liberdade a motorista que atropelou e matou mãe e filho

Jamile Romano

Procon explica o que fazer para a troca de presentes do Natal

Jamile Romano

Governo do Acre participa da capacitação de 900 profissionais durante Caravana do Desenvolvimento

Redacao