22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Educação abre seleção de bolsistas para programa de alfabetização em cidades do Acre

Publicado em 04/04/2025

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) tornou pública a terceira chamada para a seleção de alfabetizadores para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital foi publicado nesta terça-feira (18) no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE). Somente para Rio Branco, são 30 vagas, sendo 20 na zona rural e 10 na zona urbana. (Confira mais abaixo o quadro de vagas)

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário entre os dias 18 a 31 de março. Um dos pré-requisitos, segundo a pasta, é que o candidato precisa ter certificado de conclusão de nível médio e experiência com alfabetização.

De acordo com o documento, o objetivo é fazer atividades voluntarias de alfabetização para jovens, adultos e idosos nos 22 municípios da zona rural e urbana do estado do Acre. A chamada pública é para atuação voluntária que não geram um vinculo de emprego.

A atuação do professor(a) alfabetizador(a) com carga horaria de 20 horas está prevista para o período de 12 meses, entre os anos de 2025 e 2026, com a meta de consolidar o processo de alfabetização em alunos a partir de 15 anos.

A seleção dos candidatos se dá por meio de uma etapa única: análise curricular e análise da turma apresentada. Além disso, conforme o edital, os alfabetizadores poderão receber uma bolsa no valor de R$ 1,2 mil.

Acre lidera analfabetismo

 

O Acre registrou, em 2022, a maior taxa de analfabetismo da região Norte entre pessoas de 15 anos ou mais: 12,1%. Isto é o que destaca os dados do Censo Demográfico 2022a taxa atual corresponde ao quantitativo de 73.835 pessoas que não sabem ler nem escrever.

Desde a última pesquisa, houve o aumento de 3,1%, já que a taxa de 2010 era de 9%. O número de analfabetos se aproxima ao Censo de 2000, que foi de 14%. Essas e outras informações fazem parte da divulgação do Censo sobre Alfabetização – Resultados do Universo.

Na capital Rio Branco, o número de pessoas não-alfabetizadas são de 19.495, o que corresponde a 6,96%. Dentre os 22 municípios, Marechal Thaumaturgo teve o maior percentual: 22,83%. Em seguida, vem Feijó (22,65%) e Santa Rosa do Purus (22,6%).

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes restaura aumento do IOF, mas sem “risco sacado”

Marcio Nunes

Vice-governadora Mailza abre programação de Natal com cantata e acender das luzes do Palácio Rio Branco

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza leva Vestuário Social para o projeto Força Delicadeza, na Vila do Incra, em Porto Acre

Raimundo Souza

Trabalho de detentos fortalece infraestrutura e promove remição de pena nas unidades prisionais do Acre

Redacao

Governo do Acre realiza exposição artística Cores da Amazônia no Palácio das Secretarias

Redacao

Mailza Assis visita Secretaria de Educação e reforça compromisso com a qualificação dos servidores e o ensino no Acre

Marcio Nunes