24.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 16 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Lula assina antecipação do 13º para aposentados e pensionistas do INSS

Publicado em 03/04/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quinta-feira (3/4) um decreto que antecipa o pagamento do 13º salário a aposentados e pensionistas do INSS. O pagamento será depositado em duas parcelas: no mês de abril e em maio.

A assinatura ocorreu durante o evento de balanço das ações de seus dois primeiros anos de mandato, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A assinatura ocorreu durante o evento de balanço das ações de seus dois primeiros anos de mandato, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Entenda

  • Geralmente, o 13º do INSS é pago no segundo semestre de cada ano.
  • No entanto, nos últimos anos, os governos Bolsonaro e Lula anteciparam o benefício, com o objetivo de estimular a economia. Isso porque o adiantamento movimenta o setor de comércio e serviços e não prejudica o caixa do governo, já que o pagamento já é previsto para o exercício financeiro.
  • Em 2022 e 2023, o benefício foi pago entre maio e junho. Já em 2024, o pagamento ocorreu entre abril e maio.

O 13º salário é destinado a segurados que recebem benefícios previdenciários do INSS. Isso inclui aposentados por idade, tempo de contribuição ou invalidez, pensionistas por morte e beneficiários de subsídios como o auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

O benefício é usualmente pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro. A antecipação do benefício alcança todos os estados brasileiros e representa uma injeção significativa de recursos nos mercados locais.

[Metrópoles]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sisu 2025: inscrições começam na próxima sexta-feira

Marcio Nunes

Presidente do União sinaliza que partido não deve apoiar Flávio em 2026

Raimundo Souza

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 160 milhões

Kevin Souza

Mulheres na menopausa movimentam mercado de quase R$ 2 bi no Brasil

Raimundo Souza

Com atuação conjunta entre órgãos da agenda ambiental, Acre reduz em 73% o número de focos de queimadas em julho

Kevin Souza

Ex-CEO da Americanas e ex-diretora são alvos de mandados de prisão por fraude contábil

Jamile Romano