Atualizada em 29/03/2025 07:40
Com intuito de promover a ressocialização e a independência financeira, mulheres egressas e pré-egressas do sistema prisional, acompanhadas pela Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), participaram da palestra Empreender é Libertador, realizada pelo Tribunal de Justiça do Acre, nesta quinta-feira, 27, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. A chefe do Departamento de Autonomia Econômica e Política de Cuidado da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), Vanessa Rosella, e a empresária Iris Tavares foram as responsáveis pelo evento.
Entre as mais de 60 mulheres que estavam no local, S.C.S. explicou que gosta de moda e sonha em montar o próprio negócio nesse ramo. Ouvir o relato a incentivou a correr atrás do seu sonho: “Escutando a gente crê que vai dar certo”.
Iris Tavares relatou que se sente feliz em poder compartilhar sua história e, assim, inspirar outras mulheres: “Eu sou de uma família muito humilde, nasci num quarteirão, minha mãe era lavadeira, e eu protagonizei a minha história. Hoje o que eu gosto é de compartilhar isso para poder inspirar”.
Vanessa Rosella explicou que a participação da Semulher ajuda essas mulheres por meio do programa Impacta Mulher, que oferece cursos de qualificação profissional: “Sabemos que as mulheres que passam pelo sistema do cárcere muitas vezes são desassistidas, sem oportunidade, que não levaram à frente a questão dos estudos e são essas que precisam de oportunidades para serem inseridas no mercado de trabalho”.
[Agência de Notícias do Acre]