23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre leva segurança alimentar para municípios do Juruá

Publicado em 24/03/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), reforça a política de segurança alimentar na regional do Juruá. Depois de Cruzeiro do Sul, na última sexta-feira, 21, os municípios de Rodrigues Alves e Mâncio Lima formalizaram adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

A adesão ao Sisan representa um compromisso firme por parte das administrações locais em garantir que a população tenha acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de forma contínua. Segundo a chefe do Departamento de Segurança Alimentar da SEASDH, Nilce Vilaço “o sistema é uma iniciativa do governo federal, que, em parceria com os estados, visa garantir o direito humano à alimentação adequada”.

Na prática, os gestores se comprometem a desenvolver ações integradas com as políticas geradas pelo sistema, além de trabalhar em parceria com o governo federal e estadual para garantir segurança alimentar. “Essa é uma determinação da nossa secretária e vice-governadora Mailza, que visa diminuir os desafios enfrentados na região, que incluem questões relacionadas à diversidade geográfica e socioeconômica”, acrescentou.

A articulação com os gestores municipais planejou ações que fortalecem o setor rural, com a realização de feiras de alimentos locais como incentivo à produção rural sustentável. Além disso, o acesso a recursos estaduais e federais será um passo fundamental para a criação de projetos que promovam a segurança alimentar, incluindo programas de educação nutricional e apoio à agricultura familiar.

Em Mâncio Lima, a cerimônia de adesão contou com a presença do prefeito Zé Luiz Gomes e da secretária municipal de Assistência Social, Ângela Valente, além de técnicos e assessores.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moradores de cidade que teve 80% da área inundada no Acre podem solicitar FGTS calamidade

Jamile Romano

Ventos a cima de 80 quilômetros por hora atingiram a capital Rio Branco neste domingo, segundo Friale

Jamile Romano

Deputada Socorro Neri defende prioridade da etapa no novo Plano Nacional de Educação

Marcio Nunes

Governo recebe representante nacional do Departamento de Normatização e Orientação e destaca avanços no projeto de revitalização do Lar Vicentino

Raimundo Souza

Entenda como funciona a abordagem social e o acolhimento a pessoas em situação de rua em Rio Branco

Marcio Nunes

Governo Federal, por meio do Incra, entrega áreas para regularização fundiária urbana em Rio Branco

Raimundo Souza