22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Defesa Civil Estadual monitora níveis dos rios e dá continuidade a ações de acolhimento às famílias atingidas pelas enchentes no Acre

Publicado em 16/03/2025

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) realizou, na manhã deste domingo, 16, uma vistoria ao abrigo municipal montado no Parque de Exposições Wildy Viana, para atender as famílias indígenas do local e apoiar a atuação dos agentes de segurança.

Instituições estaduais e municipais estão trabalhando em harmonia para mitigar as dificuldades enfrentadas pela população. Foto: Jean Lopes/CEPDEC

O abrigo gerido pelo município está acolhendo famílias dos bairros Ayrton Senna, Cidade Nova, Cadeia Velha e Seis de Agosto, atingidos pela cheia do Rio Acre, atendendo cerca de 143 pessoas. Com o trabalho unido do Estado com a prefeitura, a população acolhida no abrigo está sendo atendida com as principais refeições e lanches, além de kits de limpeza, higiene e fraldas para as crianças, garantindo suas necessidades básicas e dignidade no momento de dificuldade.

Atuação da Polícia Militar do Acre no abrigo é de grande importância para a garantia de segurança de todos. Foto: Jean Lopes/CEPDEC

Em Rio Branco, o nível do Rio Acre apresentou elevação durante a medição das 12h deste domingo, marcando 15,82m. O Riozinho do Rola, um afluente importante, apresentou na leitura das 6h de hoje um aumento de 32 cm, já ultrapassou a cota de transbordamento desde a última medição da sexta-feira, 14, que marcou 15,33m e a deste domingo subiu para 16,36m.

Estado continua atuando no acolhimento às vítimas. Foto: Arquivo/Secom

Acompanhando de perto a situação, o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, enfatizou a atuação integrada do governo estadual e municipal: “O governo do Acre está unido e atuando em sintonia para oferecer todo o apoio às famílias desabrigadas. Contamos também com o trabalho essencial da prefeitura, que fortalece esse esforço para garantir maior conforto às pessoas vulnerabilizadas”.

Na ocasião, foi realizada uma escuta qualificada quanto ao cuidado recebido pela população no abrigo. Foto: Jean Lopes/CEPDEC

O titular da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, Tony da Rocha Roque, destacou o compromisso da equipe municipal: “Estamos à disposição com uma equipe comprometida em manter um espaço adequado para melhor receber a população que tanto precisa do nosso apoio”.

Neste domingo, equipes da Defesa Civil também estiveram no Polo do Belo Jardim para acompanhar de perto o transbordamento do igarapé Liberdade e garantir apoio às comunidades afetadas.

Defesa civil estadual também ouviu reivindicações dos moradores da região. Foto: Jean Lopes/CEPDEC

Além de Rio Branco, a Defesa Civil Estadual segue monitorando a situação em outros municípios do Acre, mantendo contato direto com autoridades locais para orientar na tomada de decisões durante o período de cheia dos rios amazônicos.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Iapen e Ieptec oferecem curso de marceneiro para detentos no Polo Moveleiro de Rio Branco

Marcio Nunes

Nota pública sobre o falso reajuste tarifário no transporte intermunicipal entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Clínica de Enfermagem da Uninorte abre agenda de atendimento para exame de PCCU

Jamile Romano

Bocalom e Kellen se casam na Paróquia Santa Inês

Raimundo Souza

EDITAIS 05/12/2025

O Rio Branco

Aviões quase batem durante taxiamento no Aeroporto Internacional de SP

Kevin Souza