31.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 9 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco garante acolhimento para animais de famílias em risco de alagamento

Atualizada em 09/03/2025 14:12

Diante da possibilidade de uma nova cheia do Rio Acre, a Prefeitura de Rio Branco não está focada apenas no acolhimento das famílias, mas também no bem-estar dos animais que acompanham esses moradores. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) deu início à construção de baias no Parque de Exposições, garantindo um espaço seguro e adequado para os bichos de estimação das pessoas que possam ser atingidas pela enchente.

De acordo com o coordenador do departamento, Dr. Herbert Oliveira, a previsão é que sejam montadas entre 250 e 280 baias, tanto individuais quanto coletivas, para acomodar os animais.

“Começamos hoje a construir as baias, que vão abrigar os animais das famílias desabrigadas pela alagação. Aqui, os animais vão ficar sob a guarda do departamento de controle de zoonoses, assistidos 24 horas pelos agentes e médicos veterinários, garantindo a saúde deles, a manutenção da dieta e a questão hídrica também”, explicou.

O trabalho segue uma determinação do prefeito Tião Bocalom de garantir acolhimento digno não apenas às pessoas, mas também aos seus bens e animais de estimação. O secretário de Saúde, Rennan Biths, reforçou esse compromisso.

“Nossa preocupação é garantir a dignidade para todos, tanto as pessoas como seus patrimônios, e os animaizinhos também. Nossa missão, e determinação do prefeito Tião Bocalom, é que todos tenham o melhor tratamento possível, com segurança, saúde e dignidade”, afirmou.

O espaço preparado para os animais contará com monitoramento constante, alimentação e cuidados veterinários, assegurando que eles passem por esse período da forma mais tranquila possível.

“Serão dias difíceis, caso sejamos acometidos por mais uma alagação, mas contamos também com a ajuda e a compreensão de todos; e vamos cuidar dos animaizinhos, né? É a nossa missão, e se Deus quiser esses anjinhos vão ser bem cuidados”, finalizou Dr. Herbert.

(Assessoria)

Artigos Relacionados

Setor madeireiro reforça apoio à Prefeitura de Rio Branco para construção das casas do “1001 Dignidades”

Marcio Nunes

Lene propõe PL para reduzir carga horária de assistentes sociais na Capital

Marcio Nunes

Boletins indicam que fogo cresceu em velocidade superior a resposta federal e estadual

Raimundo Souza

Segurança Pública intensifica ações de combate à criminalidade no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco

Jamile Romano

Prefeitura divulga inscrições para 120 vagas do Programa Nacional Mulheres Mil

Jamile Romano

FPM: municípios do Acre recebem, nesta quarta-feira , mais de R$ 12 milhões

Jamile Romano