23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Rio Branco é selecionado para curso sobre urgências climáticas

Atualizada em 02/03/2025 06:49

O município de Rio Branco foi selecionado para participar do curso “Urgência Climática – Implementando Soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis”, promovido pelo Ministério das Cidades, do Governo Federal. A iniciativa integra o Programa Nacional de Capacitação das Cidades, que busca fortalecer as capacidades locais para o desenvolvimento urbano sustentável, tornando os municípios mais preparados para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. O curso será realizado de forma virtual entre abril e junho de 2025, com encontros ao vivo.

No total, 64 municípios de todo o Brasil concorreram a apenas 10 vagas onde a capital acreana ficou em 3º lugar na seleção, sendo um dos cinco municípios da região Norte inscritos. A inscrição de Rio Branco atendeu aos critérios do Edital SNDUM Nº 1/2025, incluindo: população superior a 100 mil habitantes; identificação de um território vulnerável com histórico de risco relevante e intervenções em andamento ou já realizadas; apoio institucional; presença na lista de “Municípios mais suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e inundações”, priorizados pela União em ações de gestão de risco e desastres naturais, entre outros.

Durante o curso, as equipes técnicas dos municípios selecionados terão acesso a capacitação sobre mudanças climáticas e soluções urbanas sustentáveis, além da oportunidade de trocar experiências com outros municípios e especialistas da área.

A equipe técnica de Rio Branco que participará da capacitação contará com representantes das secretarias municipais que integram o COIMAMC – Comitê Intersecretarial de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima, que são:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia);

Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan);

Secretaria Municipal da Casa Civil (SMCC);

Secretaria Municipal de Educação (Seme);

Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH);

Secretaria Municipal de Saúde (Semsa);

Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI);

Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb);

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI);

Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans);

Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro) e

Secretaria Municipal Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra).

Para Aline Martins, chefe do Departamento de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas da Semeia, “essa seleção é uma ótima oportunidade para o fortalecimento do COIMAMC, para implementar e acompanhar as ações de enfrentamento às vulnerabilidades climáticas presente no Município”, explica.

Já a secretária da Semeia, Flaviane Stedille, enfatizou o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em se adaptar às mudanças do clima e o combate aos seus efeitos.

“O fato de o Município ter sido contemplado, selecionado, concorrendo com municípios do Brasil todo, deixa em evidência o quanto a gestão municipal é preocupada com essa pauta de adaptação à mudança climática, onde já vem atuando. Esse curso vem para somar ainda mais na formação profissional dos nossos colaboradores”, finaliza.

(Assessoria)

Artigos Relacionados

TJAC tem mais de 800 processos pautados para a Semana Nacional da Conciliação

Marcio Nunes

Governo decreta novas medidas de cuidados e prevenção aos malefícios das queimadas

Marcio Nunes

Tarauacá : Rodrigo Damasceno é eleito prefeito de Tarauacá

Jamile Romano

Pelo sétimo mês consecutivo, Acre tem saldo positivo na geração de emprego e acumula mais de 6,1 mil novos postos no ano

Raimundo Souza

Durante Fórum, Sebrae destaca que a Bioeconomia é uma das oportunidades para negócios no Acre

Jamile Romano

“Vocês não irão se arrepender nem um minuto” , disse Alysson Bestene após vitória nas urnas

Jamile Romano