23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Sejusp conclui 19ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública Especializado

Atualizada em 01/03/2025 15:12

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) concluiu a décima nona edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública (Coisp), neste sábado, 1º, marcando mais um passo na qualificação das forças de segurança.

Conclusão da 19ª edição do Coisp. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Desta vez a capacitação foi voltada exclusivamente para profissionais que atuam em unidades especializadas, como Batalhão de Operações Especiais (Bope), Coordenação e Recursos Especiais (Core), Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe), Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), Comando do Policiamento Especializado (CPE) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Secretário adjunto da Sejusp afirma que o principal objetivo da capacitação é fortalecer a interlocução entre as forças de segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“A capacitação contínua melhora a atuação conjunta e traz mais segurança para a sociedade, que se beneficia com profissionais mais preparados”, destacou o secretário adjunto da Sejusp, Evandro Bezerra.

O Coisp tem como objetivo padronizar práticas operacionais e fortalecer a integração entre as forças de segurança. Desde sua criação, em 2020, o curso passou por atualizações e, nesta edição, os participantes tiveram acesso a 70 horas de treinamento intensivo, com disciplinas como Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático), armamento e tiro, sobrevivência policial, abordagem a veículos e pessoas, operações aéreas e ribeirinhas, entre outras.

Agente da Polícia Civil, Patrícia de Souza, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), destacou a importância da capacitação contínua para os profissionais de segurança pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A agente da Polícia Civil, Patrícia de Souza, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), destacou a importância da capacitação contínua para os profissionais de segurança pública. Segundo ela, o treinamento não apenas aprimora as habilidades técnicas da equipe, mas também reforça a consciência sobre os riscos da profissão e a necessidade de retornar em segurança para suas famílias.

“A formação não é só sobre portar uma arma, mas sobre ter responsabilidade com a própria vida e com a sociedade”, ressaltou Patrícia de Souza. Ela também enfatizou o papel da mulher na segurança pública, afirmando que o treinamento ajuda a desconstruir a ideia de fragilidade associada às profissionais femininas. “Na atuação policial, não há distinção de gênero, e a capacitação prova que a mulher pode estar onde quiser, desempenhando seu papel com a mesma competência que qualquer outro operador”, concluiu.

Chefe do Departamento de Ensino do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança e Justiça, coronel Perez, afirma que o curso fortalece a atuação dessas unidades. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O chefe do Departamento de Ensino do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança e Justiça (Cieps), Vandernilson Perez, relata que 30 policiais foram capacitados, unindo teoria e prática em instruções e operações reais. “O curso fortalece a atuação dessas unidades e, com o apoio da Secretaria de Segurança, já planejamos uma segunda edição focada nesse público”, disse.

A integração entre diferentes órgãos e forças de segurança é um dos pilares da capacitação, permitindo operações conjuntas mais eficientes e reforçando a atuação estratégica contra a criminalidade. O Coisp também tem inovado ao promover edições exclusivas para mulheres, fortalecendo a participação feminina na segurança pública.

Com a décima nona edição do Coisp, a Segurança Pública do Acre reafirma seu compromisso em garantir que os profissionais estejam cada vez mais preparados para proteger a população, intensificando a segurança no estado, com iniciativas que buscam não só aprimorar a atuação policial, mas também garantir mais eficiência e integração no combate à violência.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Em Rio Branco, uma adolescente grávida de 2 meses é brutalmente assassinada a facadas.

Raimundo Souza

Polícia Civil entrega novos equipamentos à delegacia de Senador Guiomard

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre e da Polícia Bolívia alinham novas ações integradas na fronteira durante reunião em Cobija

Jamile Romano

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas em Plácido Castro, recupera objetos roubados e prende quatro indivíduos

Raimundo Souza

Médico é suspeito de matar esposa com remédios controlados em sorvete

Jamile Romano

PF instaurará inquérito para investigar ataque a assentamento do MST

Raimundo Souza