23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prazo de pagamento do IPVA para veículos com placa de final 3 e 4 vai até sexta, 28

Publicado em 18/02/2025

O prazo para o pagamento da cota única ou da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente ao exercício de 2025, para automóveis com placas terminadas em 3 e 4, estende-se até sexta-feira, 28, em todo o Acre.

Além disso, os proprietários de veículos com o documento de identificação finalizado em 1 e 2 que optaram pelo parcelamento também têm até o próximo dia 28 para quitar a segunda cota.

O IPVA é um tributo anual obrigatório para donos de veículos no Brasil e garante a regularização do automóvel perante as autoridades. O pagamento é essencial para a obtenção do licenciamento anual, documento indispensável para a circulação legal do meio de transporte.

Segundo a Portaria nº 683/2024, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 3 de dezembro, os contribuintes podem optar pelo pagamento em cota única ou parcelado em até três vezes, conforme o final da placa.

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Clóvis Gomes, o valor arrecadado é destinado aos cofres estaduais e municipais, sendo utilizado para melhorias nos serviços públicos. “Pagar o imposto é uma obrigação de todo proprietário de veículo. Caso não quite o débito até o vencimento, ficará inadimplente com o Estado”, destacou.

Vale ressaltar que a segunda e a terceira parcelas vencem nos dias 31 de março e 30 de abril, respectivamente, para veículos com placas terminadas em 3 e 4.

Para efetuar o pagamento, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) deve ser emitido pelo proprietário no site www.detran.ac.gov.br ou retirado nos postos fiscais do IPVA, localizados nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) e nas agências da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) em cada município. Os débitos também podem ser consultados por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em 2024, Secretaria da Mulher intensifica enfrentamento ao feminicídio e promoção de políticas públicas para as meninas e mulheres

Raimundo Souza

Sobe para 161 número de mortes por chuvas no Rio Grande do Sul

Jamile Romano

Pré-Enem Legal inicia atividades de 2024 nesta sexta com aulão online

Jamile Romano

Planejamento do Acre participa de encontro sobre gestão territorial e desenvolvimento regional

Marcio Nunes

Acre apresenta projetos inovadores desenvolvidos por estudantes do Ieptec em evento nacional de educação profissional em Brasília

Marcio Nunes

Governo apresenta Plano Operacional Integrado de Segurança Pública para a Expoacre Juruá 2025

Raimundo Souza