25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Lula só é superado em 1º turno por Bolsonaro, diz Paraná Pesquisas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só é superado em eventual cenário de primeiro turno em 2026 por Jair Bolsonaro (PL) — que está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) —, de acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas contratado pelo PL e divulgado nesta terça-feira (18).

A decisão do TSE, que entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores em julho de 2022 e atacar, sem provas, o sistema eleitoral, deixou Bolsonaro inelegível até 2030.

No levantamento divulgado nesta terça, foram ouvidas 2.010 pessoas entre os dias 13 e 16 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%.

Pela margem de erro, há empate técnico entre Lula e Bolsonaro. No entanto, o ex-presidente surge numericamente à frente, com 36,0% das intenções de voto, ante 33,8% do atual mandatário. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,7%, Gusttavo Lima (sem partido), 5,1%, Ronaldo Caiado (União) e Eduardo Leite (PSDB), 2,7% cada, e Helder Barbalho (MDB), 1,1%.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula faz discurso de Natal e diz que Brasil tem economia forte

Raimundo Souza

Ministros antecipam voto na revisão da vida toda do INSS; entenda o que pode mudar para aposentados

Jamile Romano

Em depoimento, Anielle diz que assédio de Almeida durou meses

Raimundo Souza

Advogado diz que fará “defesa verdadeira” e que Bolsonaro não está bem

Kevin Souza

Após críticas, ministro do Trabalho sinaliza apoio ao fim da escala 6×1

Raimundo Souza

Corte de R$ 25,9 bilhões anunciado por Haddad é insuficiente, dizem economistas

Jamile Romano