23.1 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Polícia Civil do Acre alerta população sobre golpes aplicados por estelionatários no estado

Atualizada em 15/02/2025 16:08

A Polícia Civil do Acre (PCAC) alerta a população sobre a crescente ocorrência de golpes aplicados por estelionatários em todo o estado. Criminosos têm se aproveitado da tecnologia e do acesso a informações pessoais para enganar vítimas e obter ganhos ilícitos.

Golpes estão sendo aplicados no Acre! Saiba como se proteger e evitar prejuízos. Foto: arquivo/ PCAC.

Entre os golpes mais recorrentes, está o “Golpe da Facção”, no qual os criminosos entram em contato com a vítima, se identificam como membros de uma organização criminosa e, utilizando informações obtidas em redes sociais, fazem ameaças de agressão ou morte para extorquir dinheiro.

Outro golpe comum é a fraude na venda de veículos e objetos diversos. Nessa modalidade, o golpista age como intermediário entre comprador e vendedor, criando uma falsa negociação e impedindo que as partes se comuniquem diretamente. Dessa forma, ele recebe o pagamento sem entregar o produto negociado.

Além disso, o “Golpe do Falso Sequestro” também continua sendo aplicado. Nele, o criminoso telefona para a vítima fingindo ser um parente ou amigo sequestrado, exigindo resgate imediato para sua suposta libertação.

Saiba como evitar cair nas fraudes mais comuns e proteja seu dinheiro. Arte: assessoria/ PCAC

Os criminosos estão sempre buscando novas maneiras de enganar as pessoas e, recentemente, um novo golpe tem sido identificado no estado: o “Golpe do Advogado”. Nesse caso, os estelionatários acessam processos judiciais públicos e identificam vítimas que têm valores a receber. Fingindo ser advogados de um escritório fictício, eles entram em contato exigindo um pagamento via PIX para dar prosseguimento ao suposto recebimento da quantia judicial.

O delegado Karlesso Nespoli, titular da 1ª Regional de Rio Branco, orienta a população sobre como evitar cair nesses golpes.

Se você foi vítima ou testemunhou um golpe, procure a Polícia Civil e registre um boletim de ocorrência. Sua denúncia pode evitar novos crimes. Foto: arquivo.

“Os criminosos utilizam a tecnologia para obter informações pessoais das vítimas e enganá-las com histórias convincentes. Por isso, a principal dica é sempre desconfiar de ligações ou mensagens suspeitas. No caso de ameaças, a orientação é manter a calma e procurar imediatamente a polícia. No golpe da falsa venda, o ideal é verificar a procedência do anúncio e exigir contato direto com o vendedor. Já no golpe do falso sequestro, antes de tomar qualquer atitude, tente entrar em contato com o familiar supostamente sequestrado. Quanto ao golpe do advogado, nunca realize pagamentos antecipados sem antes confirmar a veracidade da informação com o Judiciário ou um advogado de confiança. Em qualquer situação suspeita, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência para que a Polícia Civil possa investigar”, destacou.

A Polícia Civil reforça que a conscientização da população é essencial para evitar que novos golpes sejam bem-sucedidos. Qualquer tentativa de fraude deve ser denunciada imediatamente às autoridades.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Governo do Acre intensifica atuação em todo o estado para acolher famílias afetadas pelas enchentes

Raimundo Souza

Tempo segue instável no Acre nesta terça e há possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas

Jamile Romano

MPAC regulamenta cota para contratação de mulheres vítimas de violência doméstica

Jamile Romano

Advogado Rodrigo Aiache toma posse nesta terça na OAB do Acre para novo mandato de presidente até 2027

Jamile Romano

Escola Fábrica de Asas retorna às aulas no Complexo Penitenciário de Rio Branco

Marcio Nunes

Prefeitura se antecipa e já tem Parque de Exposições preparado para abrigar famílias em caso de enchente

Marcio Nunes