23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 5 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ifac realiza capacitação sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Atualizada em 14/02/2025 14:11

Entre os dias 12 e 14 de fevereiro, o Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Pró-reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação (Proinp), em parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Ceará (FAIFCE), promoveu a capacitação sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento foi realizado com o objetivo de informar gestores e membros de instituições parceiras sobre as oportunidades e desafios previstos na legislação.

A abertura do evento, realizada na terça-feira (12), contou com a presença de representantes de instituições parceiras, como o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanipal Mesquita; a coordenadora do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre e representante da FIEAC, Tíssia Veloso; o diretor técnico do Sebrae Acre, Kleber Campos; e o professor Ernani Andrade Leite, diretor da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Ceará(IFCE).

O Ifac foi representado pelas pró-reitoras Carmem Paola Torres Alvarez, (Proen), Luana Oliveira Melo (Proex), e Rosana Cavalcante dos Santos (Proinp), além da diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Herika Montilha, que conduziu as atividades do evento.

Nos dias seguintes, a facilitadora Diana Azin, coordenadora da Câmara Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Procuradoria-Geral Federal, e Procuradora Federal junto à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) abordou temas estratégicos sobre inovação e os aspectos legais do Marco Legal de CT&I, com módulos que incluíram tópicos como parcerias para pesquisa, contratos de serviços técnicos especializados, transferência de tecnologia e a atuação das fundações de apoio.

A especialista destacou que a legislação é uma ferramenta essencial para alavancar o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país. “É necessário entender o Marco Legal e as ferramentas que ele oferece, quebrar barreiras e, assim, desenvolver pesquisas que atendam às necessidades da sociedade, com a participação ativa do setor produtivo”, afirmou Azin. Ela ainda ressaltou a importância das instituições parceiras, destacando que o evento simboliza o compromisso do Ifac com a inovação regional e nacional.

Ifac se destaca no processo de Inovação – Rosana Cavalcante dos Santos, pró-reitora de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação do Ifac, destacou que o evento representa um grande avanço para o desenvolvimento regional, ressaltando a importância da implementação do Marco Legal através da Lei nº 13.432, que visa desburocratizar a gestão de recursos e aproximar academia, setor privado e público, é essencial para a inovação no Acre.

“Durante nossa gestão, reestruturamos o Ifac e implementamos a Política de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), através da Resolução CONSU/IFAC nº 99/2022, em 1º de dezembro de 2022. Criamos o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e atualizamos as normativas internas para alinhadas ao Marco Legal”, afirmou Rosana. Ela também mencionou a incubadora do Ifac, que se tornou um exemplo de sucesso com diversas certificações e parcerias estabelecidas”.

Rosana Cavalcante disse que o evento, além de contribuir para a capacitação técnica, fortaleceu as parcerias institucionais, promovendo uma reflexão profunda sobre o futuro da inovação e da tecnologia no Acre e no Brasil.

Avaliação dos participantes – O evento foi avaliado positivamente pelos participantes. Thiago Tobji, do Núcleo de Gestão do Conhecimento e da Tecnologia (NGCTEC) da Universidade Federal do Acre (Ufac), afirmou que a capacitação abordou formas de reduzir a burocracia nas negociações de tecnologia e inovação, destacando a importância de um trabalho em equipe dentro dos Núcleos de Inovação Tecnológica.

A capacitação mostrou como a gestão de NITs pode ser mais eficiente e como a inovação tecnológica pode ser mais fluida e segura, sem sobrecarregar os profissionais envolvidos”, disse Tobji.

Adna Maia, doutoranda do Programa de Pós-Graduação Bionorte/Ufac, também ressaltou a relevância do evento para o contexto atual. “As discussões sobre inovação e a contribuição da Dra. Diana Azin foram fundamentais para compreender como o ecossistema de inovação pode avançar e como podemos superar obstáculos legais que dificultam o desenvolvimento do país”, concluiu.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Defensoria Pública do Acre ultrapassa marca de 100 mil atendimentos em 2024

Jamile Romano

OAB/AC inicia programação do Mês da Mulher Advogada com transmissão simbólica da presidência

Jamile Romano

Bocalom anuncia abono de fim de ano para mais de 7 mil servidores da prefeitura

Marcio Nunes

Carnaval da Família promove inclusão digital com campeonato de Free Fire

Raimundo Souza

PF deflagra operação contra crimes ambientas na Reserva Chico Mendes

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco entrega unidade de saúde Ary Rodrigues totalmente revitalizada

Marcio Nunes