28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC apura irregularidades na denominação do elevado na Estrada Dias Martins

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 2ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social, encaminhou à Procuradoria-Geral de Justiça uma representação solicitando a análise da constitucionalidade da Lei Municipal n. 2.546/2024, que denominou o elevado na Estrada Dias Martins, em Rio Branco, como “Beth Bocalom”.

A homenagem refere-se à ex-esposa do prefeito da capital acreana, falecida em 2021. A Promotoria apontou possíveis irregularidades no processo de nomeação e argumenta que a escolha do nome pode configurar promoção pessoal, uma vez que a alcunha destacada no nome da obra pública associa-se diretamente ao sobrenome do gestor municipal.

Embora ressalte que a homenageada teve uma trajetória de vida digna de reconhecimento, a representação destacou que a denominação do elevado pode ferir os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade.

Diante dos argumentos apresentados, foi solicitado à Procuradoria-Geral de Justiça que avalie a viabilidade de propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei municipal. O objetivo é garantir o respeito aos princípios constitucionais e evitar que obras públicas sejam utilizadas para promoção pessoal de agentes políticos.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Neste domingo, 06 de abril, a massa de ar frio persiste e as temperaturas permanecem amenas, segundo o Censipam

Raimundo Souza

Veja a alegria contagiante do governador Gladson Cameli no primeiro Costelão da Agricultura do Acre

Raimundo Souza

Contribuição do autônomo ao INSS muda em 2024; veja novos valores e calendário de pagamento

Jamile Romano

Dnit declara emergência em trecho da BR-364 no Acre conhecido como “Vale das Erosões”

Kevin Souza

Governo convoca candidatos para matrícula no curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros

Jamile Romano

Café produzido no Acre é exposto durante Semana Internacional em Minas Gerais

Marcio Nunes