25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC apura irregularidades na denominação do elevado na Estrada Dias Martins

Publicado em 14/02/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 2ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social, encaminhou à Procuradoria-Geral de Justiça uma representação solicitando a análise da constitucionalidade da Lei Municipal n. 2.546/2024, que denominou o elevado na Estrada Dias Martins, em Rio Branco, como “Beth Bocalom”.

A homenagem refere-se à ex-esposa do prefeito da capital acreana, falecida em 2021. A Promotoria apontou possíveis irregularidades no processo de nomeação e argumenta que a escolha do nome pode configurar promoção pessoal, uma vez que a alcunha destacada no nome da obra pública associa-se diretamente ao sobrenome do gestor municipal.

Embora ressalte que a homenageada teve uma trajetória de vida digna de reconhecimento, a representação destacou que a denominação do elevado pode ferir os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade.

Diante dos argumentos apresentados, foi solicitado à Procuradoria-Geral de Justiça que avalie a viabilidade de propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei municipal. O objetivo é garantir o respeito aos princípios constitucionais e evitar que obras públicas sejam utilizadas para promoção pessoal de agentes políticos.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vice-governadora Mailza prestigia 9º Festival da Banana e destaca fortalecimento da produção e da cultura em Rodrigues Alves

Redacao

Rio Acre sobe mais de um metro em 24 horas e atinge 11,07 metros em Rio Branco

Raimundo Souza

Feijó: MPAC pede prisão de marido de vítima de violência sexual

Jamile Romano

Na segunda noite da Expoacre, governador concede entrevistas e fala de obras, economia e projeções

Raimundo Souza

Governo solicita apoio do Ministério do Turismo para realização de edição histórica da Expoacre

Marcio Nunes

Opera Acre amplia acesso à saúde com cirurgias em diferentes regiões do estado

Raimundo Souza