23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Iapen e Polícia Civil entregam carteiras de identidade nacional para detentos de Rio Branco

Publicado em 05/02/2025

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, entregou 80 carteiras de identidade nacional (CIN) para detentos das unidades prisionais de Rio Branco nesta terça-feira, 4.

A ação é parte do projeto Identidade para Dignidade, da Polícia Civil e do Poder Judiciário, por meio da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepma), financiada por meio de recursos oriundos do cumprimento de penas pecuniárias.

O detento M. S. C., um dos que foi beneficiado com a emissão do documento, explica que vai usar a identidade para se matricular na escola: “Eu me sinto feliz, grato por tudo, não tinha identidade. A gente agora pode se matricular para estudar”.

O documento garante o acesso a vários serviços e benefícios, tais como o acesso à educação, carteira de trabalho, entre outros. “Sem um documento, essas pessoas enfrentam barreiras quase intransponíveis para se reintegrarem à sociedade. O projeto cumpre um papel social fundamental, garantindo a todos o direito de serem reconhecidos como cidadãos”, destacou o diretor do Instituto de Identificação, Junior César da Silva.

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, agradeceu a parceria entre as instituições e explicou que o instituto tem o objetivo de proporcionais aos apenados o acesso aos seus direitos e ajudá-los no regresso à sociedade: “Quando o apenado chega, é como se o Iapen tivesse que absorver todos os problemas que aquela pessoa teve, os direitos que não conseguiu acessar quando estava fora do cárcere, e a gente tem feito um esforço na tentativa de proporcionar por meio da identidade, o acesso a vários outros direitos, à educação, ao Enem, ao trabalho, entre outros”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

No Acre, vendas do comércio varejista ampliado tem variação positiva de 1,5% e fica acima da média nacional

Jamile Romano

Já passam de R$ 10 milhões os recursos destinados por Petecão às obras da nova maternidade de Rio Branco

Marcio Nunes

Família antecipa sepultamento do jornalista Jairo Carioca, que será enterrado nesta sexta em Rio Branco

Jamile Romano

Investimentos com propósito: como as startups sustentáveis estão reescrevendo as regras do mercado

Raimundo Souza

Imac fala de desburocratizacão do processo de licenciamento do café no estado

Marcio Nunes

Cesta básica tem leve queda em Rio Branco após iniciar ano com maior aumento em três meses, aponta Fecomércio

Jamile Romano