23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Deputada Federal Socorro Neri reforça pauta da Educação em encontro com Hugo Motta, favorito na corrida pela presidência da Câmara

Publicado em 23/01/2025

A deputada federal Socorro Neri (PP-AC), vice-presidente da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), se reuniu nesta quinta-feira (23) com o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito para presidir a Câmara dos Deputados no próximo biênio. O encontro ocorreu a pedido do parlamentar paraibano e também foi acompanhado pelo líder do Progressistas na casa, Deputado Federal Professor Luizinho.

Durante a reunião, Socorro Neri apresentou demandas estratégicas para o Acre e também para a educação, incluindo a necessidade de maior atenção às discussões voltadas ao novo Plano Nacional de Educação (PNE), a implantação do Sistema Nacional da Educação (SNE), o novo marco regulatório do Ensino a Distância (EaD), e a defesa da proposição que cria um teto de 25% para aporte das universidades ao Fundo Garantidor do Fundo de Financiamento Estudantil (FG-Fies).

A expectativa da FPeduQ é que o novo comando da Câmara dos Deputados impulsione debates sobre esses temas estratégicos. “A pauta da educação não é partidária, mas uma questão de compromisso com o futuro do Brasil. É fundamental termos na presidência da Câmara um parlamentar que compreenda a relevância dessa agenda para o desenvolvimento do país”, destacou a vice-presidente da FPeduQ.

A eleição para presidente da Câmara dos Deputados será realizada no dia 1º de fevereiro, data da retomada dos trabalhos legislativos.

Sobre a FPeduQ

Lançada no dia 10 de maio de 2023, a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como FIES e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

A frente é presidida pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) e tem como vice-presidente na Câmara a deputada Socorro Neri (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

[Assessoria de Imprensa – FPEDUQ – Capuchino Press]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo convoca candidatos para curso de formação de agentes socioeducativos

Jamile Romano

Plantão DPE/AC: Entenda como será o funcionamento da Defensoria Pública do Acre no recesso forense

Jamile Romano

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 18 de setembro

Jamile Romano

Marchetaria do Acre recebe prêmio da Unesco e Conselho Mundial do Artesanato

Jamile Romano

Mailza Assis participa de Seminário de 34 anos do ECA e pactua criação do Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes

Jamile Romano

MPAC ajuíza ação para garantir transporte de familiares de adolescentes em medida socioeducativa

Jamile Romano