30.3 C
Rio Branco
sábado, 23 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Mundo

Juiz bloqueia ordem de Trump que acaba com cidadania por nascimento nos EUA

Publicado em 23/01/2025

Um juiz federal dos Estados Unidos emitiu, nesta quinta-feira (23), uma ordem de restrição temporária para bloquear a ordem executiva do presidente Donald Trump que busca encerrar a cidadania por direito de nascimento.

O juiz John Coughenour, que categorizou a decisão de Trump como “flagrantemente inconstitucional”, atendeu ao pedido do procurador-geral de Washington, Nick Brown, e de três outros estados liderados pelos democratas para a ordem de emergência que interrompe a implementação da política pelos próximos 14 dias.

“Estou no tribunal há mais de quatro décadas. Não consigo me lembrar de outro caso em que a questão apresentada fosse tão clara”, disse Coughenour.

“Onde estavam os advogados quando a decisão de assinar a ordem executiva foi tomada?”, perguntou o juiz. Ele afirmou ter ficado “intrigado” com o fato de um membro da ordem alegar que a decisão era constitucional.

Os estados liderados pelos democratas estão buscando uma ordem de restrição temporária sob o argumento de que a ordem executiva de Trump é uma violação flagrante da 14ª Emenda da Constituição, que garante cidadania a todas as crianças nascidas em solo americano “e sujeitas à jurisdição do mesmo”.

Um advogado do estado de Washington, Lane Polozola, disse ao juiz que “os nascimentos não podem ser interrompidos” enquanto o tribunal considera o caso.

“Bebês estão nascendo hoje aqui, e nos estados demandantes e em todo o país, com uma nuvem cobrindo sua cidadania”, disse Polozola.

Crianças negadas à cidadania sob a ordem de Trump enfrentarão “impactos negativos substanciais de longo prazo”, acrescentou.

Polozola também argumentou que o governo Trump não apenas ignorou esses danos nos processos que apresentou até agora na disputa, mas que o dano “parece ser o propósito” da ordem executiva.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisadores descobrem “cidade subterrânea” sob as pirâmides do Egito

Raimundo Souza

França forma novo governo após semanas de incerteza

Raimundo Souza

Entenda falha no sistema da CrowdStrike que causou apagão cibernético

Marcio Nunes

Governo da família Assad cai na Síria após 50 anos no poder

Raimundo Souza

Proibição de entrada de Trump: Entenda a nova medida e as exceções

Raimundo Souza

Cúpula do Brics na Rússia mira alternativa ao dólar e ao FMI

Raimundo Souza