25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 2 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com o apoio do governo do Estado, Grupo Bauminas anuncia instalação de unidade industrial no Acre

Atualizada em 23/01/2025 16:01

O governador Gladson Cameli recebeu nesta quinta-feira, 23, no Palácio Rio Branco, representantes do Grupo Bauminas, que oficializaram a implantação de uma unidade industrial no Acre. A planta será instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Senador Guiomard, e deve entrar em operação dentro de 12 meses, com investimento previsto de R$ 30 milhões. Serão gerados 60 empregos diretos, além de um número significativo de vagas indiretas.

A comitiva do Grupo Bauminas, liderada pelo CEO Hamilton Fortunato e pelo diretor comercial Mário Campelo, destacou a receptividade e o suporte oferecidos pelo governo estadual. “Primeiramente, nosso agradecimento ao governador Gladson Cameli e à equipe da Anac, que nos proporcionaram todo o apoio. Estamos entusiasmados com essa nova planta de produtos químicos para tratamento de água e com a perspectiva de integrar o plano de desenvolvimento econômico do Acre”, afirmou Campelo.

A decisão do grupo de expandir suas operações para o Acre foi influenciada pela localização estratégica do estado, que facilita o acesso aos mercados boliviano e peruano. Durante a agenda de visitas, a comitiva conheceu as instalações da ZPE e o Polo Logístico e Parque Industrial em Rio Branco. Além disso, realizou encontros em Cobija, na Bolívia, e Porto Maldonado, no Peru, fortalecendo parcerias internacionais.

Para o governador Gladson Cameli, a chegada da Bauminas simboliza mais uma conquista para o estado. “Este investimento reflete nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida dos acreanos. Estamos mostrando que o Acre é um estado viável para grandes negócios”, ressaltou.

Impacto econômico e social

A unidade no Acre produzirá sulfato de alumínio, insumo essencial para o tratamento de água, com potencial de atender tanto o mercado interno quanto demandas de exportação. O Grupo Bauminas, com mais de 50 anos de atuação no Brasil, também planeja futuras iniciativas nas áreas de saneamento ambiental, nutrição animal e vegetal.

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, celebrou o êxito da negociação. “O pacote de incentivos fiscais, a disponibilidade de terrenos e a posição geográfica estratégica do Acre foram fatores determinantes. Estamos atraindo investimentos e consolidando o estado como um polo industrial e logístico na Amazônia”, destacou.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Faculdade Sebrae será inaugurada no Acre com cursos de MBA

Marcio Nunes

Ifac abre edital para seleção de empresas para coleta de óleo de cozinha usado

Jamile Romano

Frente à extrema seca e ao risco de desabastecimento de água, Estado do Acre decreta situação de emergência

Jamile Romano

Confira a lista contendo os nome de alguns influenciadores que foram alvo da operação “Jackpont” da Polícia Civil

Marcio Nunes

Com recursos do deputado Eduardo Velloso, Ufac abre vagas para mestrado em Xapuri

Marcio Nunes

O corpo do ex-governador do Acre Flaviano Melo está sendo velado no Palácio Rio Branco

Raimundo Souza