23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Cultivo de hortaliças ajuda na ressocialização de detentos da Unidade Penitenciária de Senador Guiomard

Publicado em 10/01/2025

O plantio de hortaliças tem sido usado como ferramenta de ressocialização de detentos que cumprem pena na Unidade Penitenciária de Senador Guiomard. O local conta com dois espaços onde são cultivadas uma variedade de plantas no projeto Horta Raízes da Liberdade.

Além de uma ocupação, as atividades produtivas preparam os detentos para o mercado de trabalho, e ainda ajudam a manter a saúde física e mental dos apenados.

São 20 detentos que trabalham dentro da horta, conquistando, assim, o direito à remissão da pena. E segundo o coordenador de produção da Unidade Prisional, Gerdson Oliveira Barros, eles demonstram vontade em trabalhar com o plantio:

“Aqui a gente desenvolve o plantio de alface, pimenta de cheiro, cheiro verde (que é a cebolinha e o coentro), couve, pepino e chicória. É o nosso carro chefe. Cada detento é responsável por uma ala. Tem uns que mexem só com cebola, outros só com coentro, outros com alface, pois quando você designa uma função para cada preso, eles se dedicam mais àquela área. Então, foi uma maneira que a gente achou de deixá-los mais à vontade para trabalhar, ter vontade de mostrar serviço, e, por sinal, além da remissão, eles demonstram que têm vontade de trabalhar aqui porque gostam”.

Aos 62 anos, A.L.M conta que nunca tinha trabalhado com verduras e agora tem planos para continuar com a prática quando sair: “Conheço a produção, eu não conhecia disso daqui, mas quando eu entrei aqui conheci, e já tenho planos lá fora para isso também. Minha família já está querendo mexer com isso”.

O chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais de Senador Guiomard, Maycon Mendonça de Mesquita, fala que este tipo de atividade colabora tanto para a saúde física quanto para a mental de cada apenado: “Todos esses presos que trabalham apresentam sintomas de saúde mental bem melhor com relação àqueles que não possuem alguma ocupação. Além disso, essa atividade também colabora  para a saúde física”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre cria certificação para salões que incentivam a doação de cabelos a pacientes com câncer

Raimundo Souza

Evento sobre impactos da Reforma Tributária reúne Estado e Sistema Comércio com empresários em Rio Branco

Jamile Romano

“Energia contagiante na nossa convenção”

Raimundo Souza

Instituto Socioeducativo do Acre certifica 2ª turma do projeto Pedalando Novos Tempos

Jamile Romano

No Dia da Malária nas Américas, governo do Acre salienta ações de combate à doença

Jamile Romano

Mailza entrega equipamentos para a Fundação Betel em Cruzeiro do Sul com emenda de R$ 500 mil de seu mandato enquanto senadora

Marcio Nunes