25.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo abre inscrições para o 1º semestre da Educação de Jovens e Adultos

Atualizada em 03/01/2025 15:45

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), está com as inscrições abertas desde a quinta-feira, 2, para matrículas do primeiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições podem ser feitas em uma escola da rede estadual que ofereça a modalidade.

Com a abertura das inscrições, foi lançada também a campanha Eu Mudei a Minha História, destinada a incentivar jovens e adultos a concluir os estudos. Para se matricular em uma turma de ensino fundamental, é necessário ter pelo menos 15 anos de idade, e para o ensino médio, 18 anos completos.

Para se matricular em alguma turma da EJA, o interessado deve levar a carteira de identidade, um comprovante de residência e também o histórico escolar, a partir do qual a matrícula será efetuada de acordo com o ciclo que o aluno necessita concluir.

De acordo com o chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da SEE, Jessé Dantas, trata-se de uma oportunidade para que essas pessoas possam concluir a educação básica e também realizar um curso de qualificação para ingressar ou continuar no mercado de trabalho.

“Com a conclusão da educação básica, o estudante tem a oportunidade de sair com um curso de qualificação que é ofertado aos alunos do ensino fundamental, anos finais e para os alunos do ensino médio. Além disso, com o Pé-de-Meia, que é um programa do governo federal, os alunos da EJA com idade entre 19 e 24 anos e que não concluíram o ensino médio também são contemplados”, explica.

Para ter acesso ao benefício, o aluno deve procurar uma escola mais próxima da sua residência e atender alguns critérios, como estar inscrito no CAD Único, relacionado a famílias contempladas com o programa Bolsa Família.

“Essas são algumas vantagens e oportunidades de voltar à Educação de Jovens e Adultos”, destaca Jessé.

Investimento na Educação de Jovens e Adultos

Em 2024, a EJA da SEE alcançou jovens, adultos e idosos em 114 escolas estaduais, com um total de aproximadamente 15 mil alunos. Com um corpo docente de 528 professores, a EJA oferece uma segunda chance para aqueles que, por diversas razões, não conseguiram concluir seus estudos na idade recomendada.

O perfil dos matriculados é diversificado, com 1.703 alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, 5.999 nos anos finais e 7.260 no ensino médio. A Educação de Jovens e Adultos tem se mostrado essencial para a inclusão social e a redução da desigualdade educacional no estado, proporcionando acesso a habilidades escolares essenciais e conhecimentos que capacitam os alunos a participar ativamente na sociedade e no mercado de trabalho.

A EJA proporciona inúmeros benefícios aos estudantes, pois, ao concluir a educação básica por meio dessa modalidade, muitos alunos conseguem acessar melhores oportunidades de emprego e, consequentemente, obter um aumento potencial de renda, melhorando sua qualidade de vida. Além disso, o processo educativo eleva a autoestima e a confiança, demonstrando que é possível alcançar objetivos educacionais significativos, mesmo em idades mais avançadas.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Governo do Acre anuncia R$ 23 milhões de reais na atração de novos negócios na indústria acreana

Raimundo Souza

Petecão propõe Lei Orgânica Nacional das Polícias Penais e presidirá frente parlamentar em defesa da categoria

Marcio Nunes

Advogado Rodrigo Aiache toma posse nesta terça na OAB do Acre para novo mandato de presidente até 2027

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre ajuíza ação contra franqueadora após golpe da Safyra Viagens

Marcio Nunes

Pedido de Ajuda : Thiago Teles e família

Jamile Romano

Curso de Marketing Digital para Produção Cultural inicia no dia 10 de março

Marcio Nunes