22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 17 de junho de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Em coletiva de imprensa, Ufac esclarece mudanças no processo seletivo do curso de Medicina

Atualizada em 10/12/2024 10:30

A reitora da Ufac, Guida Aquino, esclareceu, em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 9, no gabinete da Reitoria, mudanças no processo seletivo do curso de Medicina, que não participará mais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); a partir de 2025, a seleção será feita por meio de um processo próprio da instituição, utilizando as notas do Enem-2024. Ela também abordou a nova política de acesso e permanência de estudantes indígenas.

A mudança, aprovada pelo Conselho Universitário, foi motivada pela determinação do Ministério da Educação (MEC) para retirar o bônus regional aplicado desde 2019. Segundo a reitora, a medida busca preservar os avanços conquistados com o bônus.

“Recebemos o documento do MEC solicitando a retirada do bônus, mas buscamos alternativas. Retiramos o curso de Medicina do Sisu e adotaremos um processo seletivo próprio, mantendo o benefício do bônus para estudantes locais”, disse Guida. Ela destacou que, antes da implementação do bônus, menos de 10% dos ingressantes do curso eram acreanos, número que subiu significativamente nos últimos anos.

A pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, explicou que o sistema próprio já foi testado em outros cursos, como Música, e seguirá critérios semelhantes ao Sisu. “As vagas serão distribuídas conforme a legislação de cotas, contemplando estudantes de escolas públicas, pretos, pardos e indígenas.”

Política de inclusão indígena

Outro destaque da coletiva foi a aprovação de uma política inédita para acesso e permanência de estudantes indígenas. A partir de 2025, todos os cursos presenciais de graduação da Ufac terão uma vaga exclusiva para indígenas, com bolsas de R$ 700 durante toda a formação. E a seleção será realizada em processo separado, exclusivo para candidatos indígenas, permitindo que concorram entre si.

Segundo a reitora, a iniciativa marca um momento histórico para a universidade, que celebra 60 anos de criação e 50 anos de federalização. “Essa é uma política que vai além das cotas já existentes. Criamos condições reais para que os estudantes indígenas permaneçam na universidade, com suporte financeiro e a possibilidade de acesso a outras bolsas institucionais”, disse Guida.

 

 

[Assessoria UFAC]

Artigos Relacionados

Transformando realidades, professora da Educação de Jovens e Adultos do Acre encontra na sala de aula a possibilidade de ser uma profissional extraordinária

Raimundo Souza

Acre conclui novo acesso e balsa entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves volta a operar

Jamile Romano

No Dia Internacional da Mulher Indígena e da Amazônia, Semulher lança Cartilha Lei Maria da Penha traduzida nas línguas Manchineri e Huni Kuin

Raimundo Souza

Pelo sétimo mês consecutivo, Acre tem saldo positivo na geração de emprego e acumula mais de 6,1 mil novos postos no ano

Raimundo Souza

Marido de Nayara Vilela é ouvido pela Justiça em audiência por feminicídio nesta quinta

Jamile Romano

Com umidade que pode chegar a 100%, AC tem chance de pancadas de chuvas nesta segunda-feira, 7

Jamile Romano