25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Estado promove serviços para mulheres durante campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) promoveram atendimento psicológico, serviço de assistência social e assessoria jurídica para mulheres, por meio do Ônibus Lilás. A ação foi realizada em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro da capital, nesta segunda-feira, 9.Além dos atendimentos, a equipe multidisciplinar da Semulher e Sete, também realizou abordagens educativas e entrega de materiais informativos sobre direitos das mulheres e formas de prevenção à violência doméstica, incluindo os canais de denúncia. A iniciativa integrou o calendário de atividades voltadas ao combate da violência de gênero no estado, durante a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero.

De acordo com a secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, a presença do Ônibus Lilás facilita o acesso aos serviços, principalmente para aquelas que enfrentam barreiras para buscar ajuda. Ela destacou a importância de ações itinerantes para alcançar mulheres em situação de vulnerabilidade. “Esse é um mês para alcançarmos ainda mais mulheres. Nos colocamos à disposição e ficamos muito felizes com a parceria das outras secretarias no enfrentamento à violência contra as mulheres”, ressaltou.

O titular da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, disse que “a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo aderiu à campanha de 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher e, em parceria com a Semulher, convidamos as nossas servidoras e também o público em geral para um momento de diálogo sobre esse tema tão importante e necessário. Essa ação veio para somar junto à campanha, e tenho certeza que vai contribuir para a conscientização sobre o fim da violência contra a mulher”, pontuou.

“A campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher é uma forma de incentivar e apoiar para que outras mulheres não se tornem vítimas e que elas tenham o apoio do Estado pelos canais de denúncia, e que elas possam se sentir protegidas e possam denunciar os agressores. Estamos nessa campanha em parceria com a Semulher na distribuição de fôlderes informativos e com o Ônibus Lilás, que está oferecendo atendimento jurídico, psicológico e assistência social”, disse a assistente de Turismo e titular do Comitê Gestor do Plano Estadual de Políticas para Mulheres, Raquel Oliveira Souza.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cavalgada da Expoacre Juruá; veja o vídeo

Raimundo Souza

Com poucas nuvens, previsão é de temperaturas elevadas e alta umidade nesta segunda-feira (4) no Acre

Jamile Romano

TSE garante votação no Acre e demais estados afetados por seca severa

Jamile Romano

Rio Branco Acre ganhou, na segumda-feira (30), mais um marco na mobilidade urbana com a entrega do complexo do elevado Beth Bocalom, localizado na Avenida Dias Martins

Raimundo Souza

Entre janeiro e março, o Acre registrou mais de 8 mil casos de dengue.

Raimundo Souza

Cartilha da Defensoria do Acre conquista dois prêmios no 5º Conexão Inova

Marcio Nunes