23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre reforça parceria para combater crimes transnacionais na fronteira

Atualizada em 04/12/2024 16:20

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC), por meio do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), da Polícia Militar do Acre (PMAC) e da Polícia Civil do Estado (PCAC), participou de uma reunião com representantes policiais do Departamento de Pando, na Bolívia, nesta segunda-feira, 2, com objetivo de estabelecer novos alinhamentos para o combate aos crimes transnacionais.

Por parte do Gefron, participou o seu coordenador, Assis dos Santos, e o capitão Edson Queiroz. O encontro também contou com a presença do diretor operacional da PMAC, coronel Kleison Albuquerque; do comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar, capitão Tales Rafael; do delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel; e do comandante da Polícia Nacional no Departamento de Pando, coronel David Ruiz Arana, que liderou as discussões.

Assis dos Santos afirmou a importância da reunião: “A integração e cooperação internacional, por meio de representantes locais das polícias brasileiras e bolivianas, possibilita a troca de informações sobre a produção de conhecimentos sobre a segurança pública na região de fronteira entre os dois países, com isso temos as condições favoráveis para planejar ações de combate ao tráfico de drogas e a proteção das pessoas que vivem na região de fronteira”.

Entre os principais pontos abordados, está a intensificação de operações integradas, o fortalecimento dos canais de comunicação e a implementação de estratégias conjuntas para desarticular redes criminosas.

O coronel Ruiz Arana reafirmou o compromisso da Bolívia em trabalhar lado a lado com as forças de segurança brasileiras. “Reconhecemos que essa união de esforços é essencial para o enfrentamento aos desafios comuns de segurança pública”, destacou.

As lideranças presentes classificaram a reunião como um marco na consolidação da parceria entre Brasil e Bolívia, ressaltando o empenho em garantir a tranquilidade das comunidades fronteiriças e oferecer uma resposta rápida às ameaças representadas pelos crimes transnacionais.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Vozes do interior: experiências humanas como fonte de inspiração para a criação artística

Raimundo Souza

Acre lidera emissões de carteira de identidade nacional proporcionalmente à população

Marcio Nunes

HPV: Mais de 30 mil jovens devem ser imunizados contra vírus em Rio Branco, diz PNI

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli entrega aeronave e viaturas e anuncia mais investimentos na Segurança Pública

Jamile Romano

A revolução da nuvem no controle interno: flexibilidade e gestão de riscos em tempo real

Raimundo Souza

Pacientes operados em mutirão de cirurgias ortopédicas iniciam acompanhamento fisioterapêutico oferecido pelo Estado

Marcio Nunes