22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Em audiência com o ministro da Justiça, Petecão pede reforço na estrutura e mais recursos para a segurança do Acre

Publicado em 03/12/2024

A Comissão de Segurança Pública (CSP), presidida pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), realizou, nesta terça-feira (3), uma audiência pública com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Durante o encontro, o ministro apresentou os planos e metas de sua gestão e respondeu a perguntas sobre as ações da pasta e da Polícia Federal no combate ao crime organizado. A oitiva reforçou o papel do Legislativo como espaço de articulação entre diferentes poderes e instituições para enfrentar os desafios da segurança pública no Brasil.

Petecão destacou a importância de o ministro compartilhar essas informações com os parlamentares. Segundo ele, o debate sobre políticas de segurança pública é essencial, não apenas para garantir a proteção dos cidadãos, mas também para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico, que atrai investimentos e gera empregos.

Durante sua fala, o senador enfatizou os desafios enfrentados pelo estado do Acre, que possui extensas áreas de fronteira com o Peru e a Bolívia. O senador fez um apelo ao governo federal para que trate a região de forma diferenciada, reforçando a estrutura e os recursos destinados às forças de segurança locais.

“Não se trata de privilégio, mas de reconhecimento das especificidades de uma área que é uma das principais rotas de entrada de drogas no País. Precisamos de um reforço na Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Polícia Federal (PF) e no policiamento integrado, como o Grupo Especial de Fronteiras (Gefron), que tem feito um trabalho fantástico. A região é de difícil fiscalização, com rios, florestas e igarapés. Isso demanda atenção especial”, afirmou Petecão.

Ele também elogiou a disposição do ministro Lewandowski em comparecer ao Senado, reconhecendo o gesto como um sinal de respeito à comissão e ao debate sobre segurança pública.

“O ministro veio aqui [Senado] e trouxe toda a sua equipe para prestar esclarecimentos. Isso é um gesto que muito valorizamos. Aqui, no Senado, buscamos diálogo e soluções para fortalecer a segurança no País. Não acredito que haja parlamentares interessados em piorar a situação; todos estamos unidos para melhorar”, completou.

Em sua participação, Ricardo Lewandowski reafirmou o compromisso do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o fortalecimento das políticas de segurança em todo o território nacional. Também destacou a necessidade de ações integradas entre os estados e o governo federal para enfrentar desafios como o narcotráfico e o crime organizado. O ministro agradeceu o convite e se colocou à disposição para futuras discussões no Senado, ressaltando a importância do diálogo institucional para avançar em soluções concretas.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Entre a Esperança e a Fome: O Paradoxo da Segurança Alimentar no Acre

Raimundo Souza

Análise de dados sobre feminicídio transforma estatísticas em políticas públicas de proteção à mulher

Raimundo Souza

Com elevação do Rio Juruá, Corpo de Bombeiros Militar do Acre monta Sala de Situação de Incidentes em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Governador decreta emergência em 17 municípios acreanos em decorrência das inundações

Marcio Nunes

Jordão: Após recomendação do MPAC, prefeitura exonera diretora de unidade de saúde por nepotismo

Raimundo Souza

Pacientes do Serviço de Nefrologia da Fundhacre elogiam o atendimento prestado na unidade

Marcio Nunes