25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Petecão convida ministro da Justiça para discutir segurança pública e aprova projetos de combate à violência

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou, nesta terça-feira (26), o requerimento REQ 36/2024 de audiência pública proposto pelo presidente do colegiado, senador Sérgio Petecão (PSD-AC). Pelo requerimento, o senador convida o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a apresentar os planos e metas de sua gestão, além de prestar esclarecimentos sobre as ações da pasta e da Polícia Federal no combate ao crime organizado.

Petecão ressaltou a importância de o ministro compartilhar essas informações com os senadores. A reunião está agendada para a próxima terça-feira (30), às 11h00, no Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº

“As políticas de segurança são essenciais para proteger os cidadãos e promover um ambiente seguro, além de serem importantes para o desenvolvimento econômico, atraindo investimentos e gerando empregos. O convite ao ministro é uma iniciativa oportuna, que demonstra transparência e compromisso, além de possibilitar um debate construtivo sobre a segurança pública no País”, argumentou.

Violência contra as mulheres

Durante a sessão, foi aprovado o PL 5.881/2023, de autoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que exige a publicação bienal de relatórios sobre violência contra as mulheres. Relator do projeto, Petecão destacou a importância de consolidar dados estatísticos para embasar políticas públicas eficazes. A matéria segue agora para análise da Comissão de Direitos Humanos (CDH).

“A proposta incentiva a sistematização de dados, promovendo transparência e participação social no combate à violência de gênero”, reforçou o senador.

Segurança em escolas

Outro projeto aprovado foi o PL 1.678/2023, do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), que agrava penas de crimes cometidos em escolas e universidades. O relator, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), emitiu parecer favorável, destacando a necessidade de proteger ambientes educacionais. A matéria segue para a Comissão de Educação (CE).

“Estamos chegando ao fim de 2024, e posso afirmar com orgulho que a Comissão de Segurança Pública, sob minha presidência, foi uma das que mais produziram legislativamente ao longo do ano. Debatemos temas essenciais; aprovamos projetos importantes e demonstramos nosso compromisso em entregar resultados que fazem a diferença na vida da população,” concluiu Petecão.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Itinerante Ribeirinho Saúde na Comunidade realiza mais de 3 mil atendimentos

Jamile Romano

Com mais de 240 mil empregados, taxa de ocupação no Acre sobe e chega a 48,8%

Jamile Romano

Após tumulto em escola de Rio Branco Governo anuncia reaplicação de prova do concurso da Educação

Jamile Romano

Procon alerta consumidores sobre aumento abusivo de preços durante cheias

Jamile Romano

Encerra Quarta (22): Últimos dias para se inscrever no concurso de professor da UFAC

Raimundo Souza

MPAC recorrerá de decisão que absolveu policiais envolvidos na morte de menina e de outras duas pessoas

Jamile Romano