23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Rio Branco sedia primeiro Encontro Intersetorial da Rede Nacional Primeira Infância no Acre

Publicado em 21/11/2024

A Prefeitura de Rio Branco sediou, nesta quinta-feira (21), o primeiro Encontro Intersetorial da Rede Nacional Primeira Infância no Acre. Durante a reunião, foi feito o lançamento da Rede Estadual, que culminará na criação do Comitê Intersetorial da Primeira Infância no estado.
Esteve presente no encontro, representando o prefeito Tião Bocalom, a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, que fez questão de ressaltar, que no município de Rio Branco o comitê já existe há cinco anos, instituído pelo Decreto nº 1.869, de 20 de dezembro de 2019.

“O Acre ainda não estava incluído, ele é o terceiro da região Norte e hoje eles vieram nos dá o prazer, e aqui estou representando o prefeito Tião Bocalom, que muito tem investido nessa área também”, disse.

O comitê tem o intuito de garantir que ações voltadas para as áreas de saúde, educação, assistência social e proteção, entre outras políticas públicas, cheguem com eficiência às crianças, em especial na primeira infância, é o que destacou a articuladora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, no Acre, Vômea Maria.

“Nós temos representatividade em todos os municípios através dos conselhos, e nós fazemos esse papel de articular junto a todos os envolvidos que ainda acreditam que a melhor forma de transformar a sociedade é através da educação. Principalmente nos primeiros anos, que é a primeira infância, de O a 6 anos. Estamos envolvidos para articular e criar o Comitê Intersetorial da Primeira Infância, e também a Rede Intersetorial da Primeira Infância”, afirmou.

Com a consolidação da rede e do comitê estadual e do envolvimento da capital e demais municípios acreanos, serão implementados os planos municipais pela Primeira infância, com base no plano nacional. A coordenadora Nacional da Primeira Infância, Soledad Menezes, reforçou a importância da criação da rede estadual.

“Para nós é uma satisfação imensa estarmos aqui. É o terceiro estado da região Norte que estamos criando essa rede, e dizendo que a sociedade civil organizada e os poderes públicos estão aqui conosco para a gente possa começar esse trabalho para a proteção e defesa dos direitos das crianças de 0 a 6 anos”, acrescentou.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cerca de 73 mil acreanos enfrentam a realidade das favelas, mostra IBGE

Jamile Romano

Operação conjunta do MPAC e MPRO recaptura foragido líder de facção criminosa

Jamile Romano

Sead apresenta estudo sobre novo perfil profissional dos servidores públicos no Congresso Nacional de Gestão Pública

Raimundo Souza

Primeira eleição de juízas e juízes de paz acontece no dia 30 de novembro

Redacao

Procon inicia Operação Boas Festas em comércios do Acre

Marcio Nunes

Especialistas avaliam hipótese de queimaduras em recém-nascida transferida do Acre

Jamile Romano